Secções
Entrar

Vacina da gripe passa a ser gratuita também para reclusos

03 de outubro de 2018 às 17:24

Reclusos, guardas prisionais e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica juntam-se assim a outros grupos para quem a vacina era já gratuita.

A vacina da gripe vai este ano ser gratuita também para reclusos e guardas prisionais, bem como para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica, que se juntam assim a outros grupos para quem a vacina era já gratuita.

Segundo uma norma esta quarta-feira emitida pela Direcção-geral de Saúde (DGS), a vacinação contra a gripe mantém-se como gratuita no Serviço Nacional de Saúde e como "fortemente recomendada" para pessoas a partir dos 65 anos, para residentes em lares, doentes diabéticos, pessoas em diálise, pessoas com trissomia 21, em quimioterapia, com fibrose quística e ainda para bombeiros, entre outros grupos.

Na época gripal, cuja vacinação começa no dia 15 deste mês, a vacina será também gratuita para guardas prisionais e reclusos e para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) independentemente da idade, grupos que não estavam incluídos nas épocas gripais anteriores.

Nos casos em que é gratuita, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

A vacinação contra a gripe está "fortemente recomendada" para pessoas com mais de 65 anos, para grávidas, para doentes crónicos e profissionais de saúde. É ainda aconselhada a vacinação de pessoas entre os 60 e os 64 anos.

A vacina, que estará disponível a partir de dia 15 deste mês, deve ser administrada durante todo o outono/inverno e de preferência até final de Dezembro, tendo o Serviço Nacional de Saúde 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar.

Segundo a DGS, a vacinação vai começar cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual para garantir uma "melhor e maior protecção durante o período da epidemia de gripe", que em Portugal tem início habitualmente na segunda quinzena de Dezembro.

Além de 1,4 milhões de doses adquiridas para o Serviço Nacional de Saúde, haverá também vacinas dispensadas nas farmácias através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%.

As receitas médicas específicas para a vacina da gripe passadas desde o dia 1 de Julho terão validade até final do mês de Dezembro.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

A DGS considera a vacinação a melhor forma de prevenir as complicações graves e recomenda que as vacinas sejam administradas de preferência até final do ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela