Utente que perdeu as duas pernas vai receber indemnização de 150 mil euros
Tribunal diz que ficou provado que erro de diagnóstico e falta de equipamento e de recursos humanos levaram à dupla amputação.
O Supremo Tribunal Administrativo deu como provado que ocorreram erros de diagnóstico e condenou a ARS do Norte a pagar uma indemnização de 150 mil euros mais juros de mora a um utente do antigo Hospital de São Marcos, de Braga, avança oJornal de Notícias.
Segundo o tribunal, ficaram provados erros de diagnóstico, falta de equipamento e de recursos humanos no antigo Hospital de São Marcos, em Braga. Os factos em questão remontam a 2005 quando Alfredo Martins Ferreira, hoje com 54 anos, e que teve de ser amputado nas duas pernas. Os médicos que o atenderam diagnosticaram-lhe problemas musculares mas, na realidade, Alfredo Ferreira padecia de aneurisma da aorta abdominal.
A ação envolvia ainda três médicos que tinham tido contacto com o utente mas o Supremo Tribunal Administrativo não deu como provado que tenham agido com negligência.
Este sábado, oDiário de Notíciasavançou que o Tribunal Administrativo de Lisboa tinha fixado uma indemnização de 1,6 milhões de euros que a CP teria de pagar a uma jovem que perdeu uma perna ao tentar entrar no Sud-Express quando o comboio estava em movimento mas com as portas abertas.
Edições do Dia
Boas leituras!