Secções
Entrar

Urgência do Amadora-Sintra com constrangimentos devido a "pico de afluência" de doentes

17 de janeiro de 2020 às 22:02

CODU de Lisboa foi informado para "desviar os doentes [urgentes]" para os hospitais Santa Maria e São Francisco Xavier devido a um "pico de afluência que chegou aos 480 doentes".

O serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra encontra-se hoje com constrangimentos, devido a um "pico de afluência que chegou aos 480 doentes", informou à Lusa fonte daquela unidade de saúde.

De acordo com fonte do Hospital Amadora-Sintra, houve um "pico de afluência que chegou aos 480 doentes" e, por essa razão, foi decidido comunicar ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa para "desviar os doentes [urgentes]" para os hospitais Santa Maria e São Francisco Xavier, em Lisboa.

A medida entrou em vigor às 20:00 de hoje e a situação será reavaliada às 08:00 de sábado. Se ainda não for possível retomar a normalidade do serviço de urgência, será feita uma nova reavaliação às 08:00 de domingo, referiu a fonte.

A mesma fonte explicou que a decisão advém de uma "medida que está em vigor há muito tempo", no âmbito da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

"Quando o Santa Maria tem um problema idêntico envia os doentes para nós", exemplificou a fonte hospitalar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela