Secções
Entrar

Três mortos e três desaparecidos em naufrágio de barco de pesca ao largo da praia de Leiria

Lusa 03 de julho de 2024 às 08:11

Seguiam 17 pessoas a bordo. Onze foram resgatadas com vida e mantém-se as buscas pelos desaparecidos. O alerta foi dado às 04h33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Três pessoas morreram e outras três estão desaparecidas depois de uma embarcação de pesca ter naufragdado esta quarta-feira ao largo de praias de Leiria. Onze elementos dos 17 tripulantes a bordo foram resgatados com vida, informou a Polícia Marítima da Figueira da Foz.

CARLOS BARROSO/LUSA

Inicialmente, as informações apontavam para sete desaparecidos.

De acordo com o capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, Pedro Cervaens Costa, os resgates foram realizados pela estação salva-vidas da capitania Porto da Nazaré, juntamente com embarcações de pesca.

"Ainda não se sabe o que se passou, a embarcação virou a uma milha a oeste de São Pedro do Moel. A agitação marítima não era considerável, mas ainda não estão apuradas as causas", referiu, em declarações a canais de televisão, na Figueira da Foz.

O alerta para o adornamento da embarcação de pesca "Virgem Dolorosa" foi dado às 04h33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Cervaens Costa explicou que a embarcação que naufragou está "localizada e visível", continuando a decorrer operações de busca e salvamento, com a ajuda de um helicóptero da força aérea, um drone da Nazaré e uma equipa de mergulho.

Segundo o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a "Virgem Dolorosa" é uma traineira com 24 por seis metros, com porto na Figueira da Foz.

A maioria das pessoas que seguiam na embarcação, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, são da Figueira da Foz (Leirosa), havendo dois tripulantes da Indonésia, que foram resgatados com vida.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional precisou que a embarcação de pesca naufragou "a uma milha náutica, cerca de dois quilómetros, de terra, entre a praia de São Pedro de Moel e a praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, desconhecendo-se as causas que estão na origem do acidente".

"Na sequência do alerta recebido pelas 04h33 pelo Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, foram de imediato iniciadas buscas através de quatro embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades".

Segundo a Autoridade Marítima, foram ativadas duas embarcações da Estação Salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz, uma equipa de vigilância aérea do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Para o local deslocaram-se ainda elementos do projeto ‘SeaWatch’, da Autoridade Marítima Nacional, e o Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela