Secções
Entrar

Transmontanos já não pagam o gás natural mais caro do país

31 de agosto de 2018 às 17:41

"Hoje não existe diferença nenhuma, quer para as casas quer para as indústrias", assgurou o director executivo da Dourogás, Nuno Moreira.

O director executivo de um dos grupos concessionários de redes de gás natural afirmou esta sexta-feira que os transmontanos já não pagam os preços mais caros do país, apesar de subsistir esse "mito".

1 de 2
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Nuno Moreira é director executivo da Dourogás, um dos grupos concessionários das infraestruturas e distribuição na região de Trás-os-Montes, e garantiu hoje, em Vila Flor, à margem da inauguração da rede local de gás natural, que apesar de existir esse mito actualmente "o preço é rigorosamente igual no país todo".

Em 2007, segundo dados oficiais divulgados pela Lusa naquela época, os consumidores de Trás-os-Montes pagavam o gás natural 43 por cento acima da média nacional e o preço do metro cúbico mais caro no escalão de aquecimento central, numa região de Invernos rigorosos com temperaturas negativas.

De acordo com Nuno Moreira, desde precisamente essa data, quando houve a separação de actividades, que, "tal como a electricidade, o gás natural tem o mesmo preço no país todo".

Com a separação das actividades, como explicou, passou a haver empresas que constroem e operam as infraestruturas e outras empresas que vendem o gás aos clientes, as comercializadoras.

"Antes, as empresas construtoras das infraestruturas também vendiam o gás ao cliente e tinham de cobrir esses custos. Nessa altura, um metro de rede tinha menos clientes, obviamente esse investimento teria de ser um pouco mais caro dividido pelo número de clientes", concretizou.

A partir de 2007, continuou, "há a separação de actividades e o custo de utilização da rede e o custo de venda ao cliente final passou a ser igual em todo o país".

"Hoje não existe diferença nenhuma, quer para as casas quer para as indústrias", vincou.

O preço, como disse, "só depende apenas da quantidade consumida", com o gás mais caro nos escalões de clientes que gastam menos e mais barato nos maiores consumos, mas transversal ao todo nacional.

Do grupo Dourogás faz parte a Sonorgás que está a investir 58 milhões de euros na instalação de redes de gás natural em 18 sedes de concelho de Trás-os-Montes até ao final de 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela