Trabalhadores da Saúde iniciam greve nacional de dois dias
Trabalhadores do sector público iniciaram uma greve nacional de dois dias, paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública.
Os trabalhadores do sector público da saúde iniciaram esta quarta-feira às 00h00 uma greve nacional de dois dias, paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).
A greve abrange todos os trabalhadores da saúde, excepto médicos e enfermeiros, dos serviços tutelados pelo Ministério da Saúde, como hospitais ou centros de saúde.
O protesto pretende exigir a aplicação do regime de 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores, progressões na carreira e o pagamento de horas extraordinárias vencidas e não liquidadas.
O Sintap reivindica ainda a aplicação do subsistema de saúde ADSE (para funcionários públicos) a todos os trabalhadores e um acordo colectivo de trabalho para os trabalhadores com contrato individual de trabalho.
A paralisação nacional começou esta quarta-feira às 00h00 e prolonga-se até às 24h00 de quinta-feira.
No dia 25 deste mês, trabalhadores do sector da saúde voltam a cumprir um dia de greve, uma paralisação marcada pelos sindicatos afectos à CGTP.
Já na próxima semana, são os sindicatos médicos que têm uma greve de três dias agendada, para dias 8, 9 e 10.
Edições do Dia
Boas leituras!