Secções
Entrar

Supremo confirma pena de oito anos de prisão efetiva de Ricardo Salgado

CM 29 de fevereiro de 2024 às 17:56

Em causa estão três crimes de abuso de confiança, no âmbito de um processo separado da Operação Marquês.

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação de Ricardo Salgado a uma pena de oito anos de prisão efetiva, por três crimes de abuso de confiança, no âmbito de um processo separado da Operação Marquês.

No acórdão, a que o CM teve acesso, os juízes conselheiros consideram, no entanto, que não se pode aplicar a prisão efetiva sem que o tribunal de primeira instância solicite uma avaliação médica ao ex-banqueiro para confirmar o diagnóstico de doença de Alzheimer.

Só depois da realização desta perícia é que será avaliada a hipótese de suspender a pena de oito anos de prisão, evitando que Salgado vá para a cadeia. Recorde-se que o coletivo de juízes que julgou o ex-presidente do BES recusou durante o julgamento ordenar a realização de uma perícia médica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela