Secções
Entrar

Sócrates apresenta queixa da justiça portuguesa à ONU

Luana Augusto 22 de janeiro de 2026 às 11:07

Principal arguido da Operação Marquês acusou o tribunal de "violência" e criticou o prazo de 10 dias que lhe foi dado para arranjar uma defesa.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates anunciou esta quinta-feira (22) que apresentou uma queixa contra a justiça portuguesa junto do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), avança a .
RODRIGO ANTUNES/LUSA
Numa conferência de imprensa, a partir de Bruxelas, o principal arguido da Operação Marquês começou por recordar que o seu advogado, Pedro Delille, renunciou ao cargo, "por ter considerado que a sua própria presença estava a afetar" a sua defesa e criticou o facto de ter recebido apenas 10 dias para - por considerar que o tempo estipulado é insuficiente para uma análise adequada dos documentos. Ao recusar a nomeação da advogada oficiosa, acusou o tribunal português de "violência".
Para sexta-feira, o antigo primeiro-ministro prometeu ainda apresentar mais documentos ao Tribunal Europeus dos Direitos do Homem - onde em julho do ano passado já havia contra o Estado português. Na altura, Sócrates insistiu que o julgamento era "ilegal".
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima