Sismo de 4.7 na escala de Richter sentido em Lisboa e Setúbal
Sismo foi sentido pelas 13h25 e o epicentro foi a 14 quilómetros do Seixal e a dois quilómetros de profundidade. Em agosto tinha sido sentido sismo de 5.3 na escala de Richter.
Um sismo foi sentido em Lisboa e em Setúbal pelas 13h24. A intensidade do sismo foi sendo revista mal o fenómeno foi registado. Chegou a ser dado como de intensidade 5.0 na escala de Richter. O IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera deu conta de que se situou nos 4,7 na escala de Richter e colocou um aviso em amarelo.
A magnitude de sismo terá sido de 4,8 na escala de Richter, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), que continua a atualizar esta medida. O epicentro foi registado a dois quilómetros de profundidade.
De acordo com o IPMA, "pelas 13h24 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Oeste-Sudoeste de Seixal". "Este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada", refere a nota, adiantando que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".
A Proteção Civil informou, às 13h51, que não registou danos pessoais ou materiais. "Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento", refere numa publicação nas redes sociais. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta de que "hoje, pelas 13h24 (hora local), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a oeste do Seixal".
Segundo o sistema de alerta norte-americano para tsunamis, não há qualquer aviso de tsunami ativo.
A 26 de agosto de 2024 foi sentido um sismo com magnitude 5,3 na escala de Richter. Foram registadas, nas horas seguintes, nove réplicas de pequena magnitude.
Notícia atualização às 14h15