Secções
Entrar

Sindicato sublinha "conhecimento profundo" que novo PGR tem do Ministério Público

Lusa 27 de setembro de 2024 às 14:09

"Parece-me que tem as características necessárias para o desempenho do cargo de procurador-Geral da República, desde logo o conhecimento profundo do MP pelos cargos que desempenhou", disse Paulo Lona sobre Amadeu Guerra, o novo PGR.

O presidente do Sindicato Magistrados do Ministério Público (MP) sublinhou esta sexta-feira o "conhecimento profundo" de Amadeu Guerra, nomeado como procurador-Geral da República, sobre o funcionamento do MP e acredita que desempenhará bem o cargo.

Bruno Colaço/Correio da Manhã

"Parece-me que tem as características necessárias para o desempenho do cargo de procurador-Geral da República, desde logo o conhecimento profundo do MP pelos cargos que desempenhou", disse Paulo Lona.

Numa primeira reação, em declarações à RTP, o presidente do Sindicato Magistrados do Ministério Público considerou que Amadeu Guerra, que é ex-diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), "certamente desempenhará bem o cargo durante os próximos seis anos".

Além do conhecimento sobre o funcionamento e características do MP, Paulo Lona sublinhou também a capacidade de diálogo, de comunicação e as "características de independência perante o poder político" do agora nomeado procurador-Geral.

"É uma pessoa bastante experiente pelos anos que esteve à frente do DCIAP. Tem conhecimento da natureza dos processos, dos processos mais complexos e das entropias que existem dentro da atividade do MP", acrescentou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou hoje Amadeu Francisco Ribeiro Guerra, de 69 anos, como procurador-Geral da República.

A nomeação, sob proposta do Governo, foi divulgada na página oficial da Presidência da República na internet.

O novo PGR sucede a Lucília Gago, que ocupou o cargo desde outubro de 2018, quando era ministra da Justiça Francisca Van Dunem e chefe de Governo António Costa.

O seu mandato ficou marcado pela polémica ligada ao caso Influencer que levou à demissão do ex-primeiro-ministro António Costa, em 7 de dezembro de 2023.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela