Secções
Entrar

Será o aeródromo de Coimbra o novo aeroporto de Portugal?

31 de julho de 2018 às 09:21

O presidente da Câmara de Coimbra disse que os estudos que estão a ser desenvolvidos para a transformação do aeródromo municipal de Cernache deverão começar a ser analisados em Setembro.

O presidente da Câmara de Coimbra disse esta segunda-feira, dia 30, que os estudos que estão a ser desenvolvidos para a transformação do aeródromo municipal de Cernache em aeroporto deverão começar a ser analisado pelo executivo municipal em Setembro.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Em meados de Setembro deste ano, "lá pelos dias 15 ou 20", já haverá "possibilidade de discutir estudos" sobre a criação de uma "estrutura aeroportuária na região", que estão a ser elaborados por uma equipa de técnicos, anunciou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, referindo que esses estudos poderão concluir por outras hipóteses de localização, além do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache.

A equipa que foi encarregada de "trabalhar este dossier" recebeu indicações para se debruçar sobre os mais diversos aspectos, como custos, questões técnicas e "soluções alternativas [a Cernache]", considerando todas as hipóteses, sem excluir Monte Real, adiantou Manuel Machado, que falava na sessão de dia 30 do executivo municipal de Coimbra.

A transformação do aeródromo de Cernache em aeroporto tem vindo a ser defendida pelo presidente da Câmara de Coimbra, desde a sua recandidatura ao lugar, nas eleições autárquicas de Outubro de 2017, argumentando designadamente com o facto de a abertura da Base Aérea de Monte Real (no concelho de Leiria) à aviação civil continuar, há décadas, a ser adiada e de ser "absolutamente necessário" um "acesso aeroportuário" na região Centro.

"Não queremos repetir os erros cometidos com o aeroporto de Beja", assegurou o autarca.

Este projecto "tem que ter atractividade" para ser sustentável, advogou, salientando que se trata de "um aeroporto internacional comercial" que sirva toda a região (com importantes destinos como Fátima, Coimbra ou Figueira da Foz, que "é a praia mais próxima de Madrid"), cuja atractividade será potenciada com empreendimentos como a requalificação do IP3 entre Coimbra e Viseu (que passará a ter características de autoestrada em cerca de 85% do trajecto) e da linha ferroviária da Beira Alta (ligação à fronteira de Vilar Formoso).

"É desejável que esta estrutura aeroportuária seja "alargada a municípios vizinhos e aberta a todos, para servir toda a região", sustentou o presidente da Câmara, concluindo que este "não pode ser um projecto megalómano".

Antes, Manuel Machado disse que o movimento Somos Coimbra (SC) -- que está representado no executivo por dois vereadores -- "não leu" a totalidade do parecer da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), emitido na sequência de uma queixa do SC por a Câmara não lhe facultar estudos sobre o aeroporto, "enganando" a comunicação social.

A CADA "intima o presidente da Câmara de Coimbra a facultar o acesso" aos estudos sobre a criação de um aeroporto no concelho, afirma o movimento numa nota enviada à agência Lusa na sexta-feira, 27 de Julho.

A decisão da comissão, que funciona junto da Assembleia da República, intimando o presidente do município de Coimbra para entregar ao SC "estudos anteriores do aeroporto'", representa uma "significativa vitória" do movimento, que vinha exigindo o acesso a esses documentos, acrescenta.

Na sessão camarária, Manuel Machado distribuiu aos jornalistas cópia do parecer da CADA, sem, todavia fazer referência às alegadas contradições entre esse parecer e a nota do SC.

No parecer, a CADA considera, designadamente, que tratando-se de "um processo não concluído", a Câmara "não está obrigada a facultar o acesso", embora conclua que "a requerida [a Câmara] deve facultar o acesso aos documentos solicitados pelo requerente".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela