Secções
Entrar

SATA cancela voos entre ilhas e ativa plano de contingência devido a ciclone Gabrielle

Lusa 25 de setembro de 2025 às 17:27

Já pela Azores Airlines está também cancelado o voo S4882 desta quinta-feira de Ponta Delgada para a Praia, em Cabo Verde.

A SATA vai cancelar os voos entre as ilhas dos Açores na sexta-feira até às 14h00, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle que obrigou ao acionamento do plano de contingência na companhia aérea.
Em comunicado, o grupo açoriano de transporte aéreo adiantou esta quinta-feira que tem em curso um plano de contingência, que inclui a emissão de alertas aos passageiros, a possibilidade de alterações de voos sem penalizações ou custos adicionais e o cancelamento antecipado de algumas ligações. No caso da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, está cancelado o voo SP408 desta quinta-feira entre Ponta Delgada e a ilha Terceira e “será suspensa toda a operação no dia 26 de setembro até às 14h00, mantendo-se a restante operação”, referiu a companhia. Já em relação à Azores Airlines, que faz as ligações de e para o arquipélago, está também cancelado o voo S4882 desta quinta-feira de Ponta Delgada para a Praia, em Cabo Verde. Na sexta-feira, a companhia prevê manter a sua operação, com exceção dos voos S4151/S4150 Lisboa-Horta-Lisboa, S4182/S4183 Terceira-Porto-Terceira e S4121/S4120 Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa. O voo S4131 entre Lisboa e a Terceira está previsto partir às 13h40, adiantou ainda SATA, alertando que os restantes voos poderão sofrer atrasos, dependendo da evolução das condições meteorológicas nos Açores. O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia de hoje. No Grupo Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) preveem-se “precipitação forte, vento com rajadas na ordem dos 200 quilómetros/hora de sul, a rodar para noroeste, e agitação marítima com ondas entre os oito e 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros”. No grupo Ocidental (Flores e Corvo) também haverá precipitação forte e rajadas até 130 quilómetros/hora, com ondulação idêntica à do grupo Central. Estes dois grupos estão com vários avisos vermelhos do IPMA – o mais grave numa escala de três – entre o final do dia de hoje e a manhã de sexta-feira. Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) são esperadas “precipitação por vezes forte”, rajadas entre 100 e 120 quilómetros/hora, e ondas até nove metros de altura significativa. O Governo Regional já declarou situação de alerta, entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela