Secções
Entrar

Rio diz que Passos é líder até ao congresso e que falará com Hugo Soares com calma

16 de janeiro de 2018 às 19:42

Presidente eleito quer falar com Hugo Soares com "calma e sem precipitações". Congresso do PSD realiza-se a 18 de Fevereiro, data em que termina a liderança de Passos Coelho.

O presidente eleito do PSD, Rui Rio, recordou esta terça-feira que Passos Coelho é o líder do partido até 18 de Fevereiro, admitindo que irá falar com o líder da bancada parlamentar, Hugo Soares, mas "com calma e sem precipitações".

1 de 6
Rui Rio
Foto: HUGO DELGADO/LUSA
Rui Rio
Foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Num excerto da entrevista que Rui Rio deu àRTP - e que será transmitida hoje na íntegra na RTP3 - Rui Rio fez questão de lembrar que "Passos Coelho tem toda a liberdade e todo o direito para decidir o que ele quiser até ao dia 18 de Fevereiro", data do congresso do partido e quando termina a sua liderança.

Questionado sobre a continuidade de Hugo Soares como líder da bancada parlamentar, o presidente eleito do PSD disse apenas: "vamos falar. Com certeza que vamos falar. Com calma. Sem precipitações".

"Temos de fazer isto tudo em unidade, mas sem hipocrisia. E unidade constrói-se de parte a parte. Constrói-se da parte de quem ganhou e constrói-se da parte de quem perdeu", avisou.

Rui Rio sublinhou ainda que a "direcção da bancada parlamentar é da confiança do doutor Pedro Passos Coelho, que é líder até ao dia 18 de Fevereiro".

"E só naquelas matérias que ele próprio entenda 'já agora convém falar com o eleito', eu compreendo isso. Agora eu sou nesse aspecto muito institucional. Eu respeito até ao último dia. Nem vou estar com grandes coisas até lá porque não sou e não quero confusão aqui", justificou.

O líder da bancada do PSD, Hugo Soares, afirmou hoje que falou com o presidente eleito, Rui Rio, no sábado, para o felicitar pela vitória e combinaram falar novamente "quando houver ocasião" sobre os restantes temas "que importam ao parlamento".

"Tive ocasião de no sábado falar com o doutor Rui Rio, felicitá-lo pela sua eleição para presidente e, conforme combinado com doutor Rui Rio, e assim que houver ocasião, falaremos sobre o resto dos temas que os dois temos de conversar", afirmou, questionado pelos jornalistas à saída do grupo parlamentar do PSD.

O futuro da liderança parlamentar do PSD tem estado no centro do debate interno no partido desde que Rio venceu as eleições no sábado, com os ex-líderes Marques Mendes e Manuela Ferreira Leite a defenderem que Hugo Soares, que apoiou Pedro Santana Lopes, deveria colocar o lugar à disposição.

Do lado dos vice-presidentes da bancada que apoiaram Santana Lopes (sete em 12), dois deles, Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, colocaram, através da rede social Facebook, o seu lugar à disposição do presidente do grupo parlamentar, mas hoje escusaram-se a fazer declarações aos jornalistas.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, a deputada e ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz reiterou, como tinha afirmado à Lusa no domingo, que a direcção da bancada tem "legitimidade própria" e elogiou o desempenho político de Hugo Soares.

Rui Rio venceu no sábado as eleições directas no PSD e será o 18.º presidente do partido: segundo os resultados provisórios, Rio, com 22.611 votos e 54,37%, ganhou com uma vantagem de 3.617 votos sobre Santana, que recolheu 18.974 (45,63%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela