Secções
Entrar

Rei de Espanha e a "impressionante" transformação do Porto

28 de novembro de 2016 às 15:23

"Alegra-nos que a obra de Joan Miró, com esta exposição e graças ao esforço de muitas pessoas, sirva para fortalecer os laços entre os dois países, assim como trazer o nosso olhar e sentimento mediterrânico", salientou

O rei de Espanha, Felipe VI, disse hoje que o Porto viveu, nos últimos anos, uma "impressionante" transformação e modernização, mantendo o respeito pela história e pela tradição, sendo uma cidade aberta, cosmopolita e, ao mesmo tempo, acolhedora.

Segundo o monarca, que discursava no salão nobre dos Paços do Concelho, um dos elementos que contribuiu para esta transformação foi "sem dúvida" a "pujança" da Universidade do Porto e do seu Parque de Ciência e Tecnologia, fazendo do Porto uma cidade "empreendedora por excelência" e contribuindo para a sua dinamização económica.

1 de 22


"É notável a enorme quantidade de centros de investigação públicos e privados com sede no Porto que têm acordos com as mais diversas instituições espanholas e internacionais", afirmou.

Além disso, Felipe VI de Espanha falou no "auge" do turismo que ajudou na "magnífica" reabilitação do centro histórico, na amabilidade dos portuenses e na "esplêndida" oferta vinícola e gastronómica.

"O Vinho do Porto, Património Mundial da UNESCO, completa 260 anos e é, sem dúvida, uma referência mundial", frisou.

O rei disse ainda que o rio Douro, "tesouro" que portugueses e espanhóis partilham, desempenha um "papel chave" na cooperação transfronteiriça que é crescente.

Depois da cerimónia solene, os reis de Espanha seguiram para a Fundação de Serralves para visitar a exposição do artista plástico catalão Joan Miró que, disse, "une os dois países".

"Alegra-nos que a obra de Joan Miró, com esta exposição e graças ao esforço de muitas pessoas, sirva para fortalecer os laços entre os dois países, assim como trazer o nosso olhar e sentimento mediterrânico", salientou.

O monarca terminou agradecendo a "hospitalidade" e manifestando "alegria" por visitar a cidade portuense na sua primeira visita de Estado, como rei, a Portugal.

"Desejamos, senhor presidente, os maiores êxitos para fomentar o espírito criativo desta querida cidade, tão cheia de história. Invicta no passado e, sem dúvida, vitoriosa no futuro", realçou.

À saída da câmara, os reis e o chefe de Estado português ouviram a atuação da Orquestra Juvenil da Bonjóia, resultante do projeto Música para Todos promovido pela Câmara do Porto, em parceria com o curso de música Silva Monteiro.

Antes de entrarem no carro, Felipe VI e Letizia, juntamente com Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentaram um grupo de cerca de 60 crianças de escolas do Porto.

Esta noite, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar a Felipe VI e Letizia no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Na terça-feira, visitam o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

À tarde, os reis de Espanha viajam para Lisboa, sendo recebidos nos Paços de Concelho da capital.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela