Secções
Entrar

Proteção Civil registou 43 ocorrências até às 8h devido à chuva e ao vento

Lusa 04 de abril de 2025 às 10:25

"A noite acabou por ser de alguma normalidade tendo em conta o que era expectável. Tivemos 43 ocorrências, a maioria na Península de Setúbal com 11, sete na Grande Lisboa, sete em Faro e quatro na Região de Coimbra e as restantes distribuídas por outras regiões", indicou a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 8h desta sexta-feira 43 ocorrências relacionadas com os efeitos da passagem da depressão Núria, a maioria quedas de árvores e limpezas de via.

ESTELA SILVA/LUSA

Portugal está desde quinta-feira sob efeito da depressão Nuria, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Santos, da ANEPC, disse que não há registo de vítimas, acidentes graves ou estradas cortadas e que a Península de Setúbal foi a mais afetada pelo mau tempo.

"A noite acabou por ser de alguma normalidade tendo em conta o que era expectável. Tivemos 43 ocorrências, a maioria na Península de Setúbal com 11, sete na Grande Lisboa, sete em Faro e quatro na Região de Coimbra e as restantes distribuídas por outras regiões", disse.

Por causa da previsão de mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra (até às 15:00 de hoje) sob aviso amarelo devido ao vento forte de sul/sueste, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral.

O IPMA colocou também hoje os 18 distritos do continente por causa da chuva por vezes forte e acompanhada de trovada.

Também os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Faro até ao final do dia de hoje devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.

O arquipélago da Madeira também está a ser afetado pela passagem da depressão Núria, tendo o IPMA emitido para hoje aviso amarelo de vento com rajadas que podem chegar aos 120 km/h nas regiões montanhosas e chuva.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela