Secções
Entrar

Professores já podem pedir apoio extraordinário à deslocação

Lusa 03 de outubro de 2025 às 21:33

O pagamento deste apoio aos professores terá efeitos retroativos a 01 de setembro ou à data de início do contrato.

Os professores que lecionem a mais de 70 quilómetros da residência fiscal já podem pedir o apoio extraordinário à deslocação, avançou hoje o ministro da Educação, Ciência e Inovação, estimando que a medida possa abranger oito mil docentes.
José Gageiro/Movephoto
"Todos aqueles [professores] que estão deslocados da residência a mais de 70 quilómetros podem beneficiar [deste apoio]. Fizemos uma estimativa - obviamente que há mudanças todos os anos -, [e] nós estimamos que oito mil [professores] venham a beneficiar", indicou Fernando Alexandre, à margem da cerimónia comemorativa do 50.º aniversário da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que decorreu no polo de Azurém, concelho de Guimarães, distrito de Braga. Os docentes podem candidatar-se ao apoio extraordinário à deslocação através da plataforma do Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE), já disponível. O valor do apoio varia entre os 150 aos 450 euros. No caso de professores deslocados em escolas localizadas em Quadros de Zona Pedagógica considerados carenciados, o apoio varia entre os 165 e os 500 euros. O pagamento deste apoio aos professores terá efeitos retroativos a 01 de setembro ou à data de início do contrato.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela