Secções
Entrar

Presidenciais: cinco candidatos com direito a subvenção e restantes seis sem apoio estatal

Lusa 19 de janeiro de 2026 às 10:39

Seguro e Ventura vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, a 8 de fevereiro.

Cinco dos onze candidatos que se apresentaram às eleições presidenciais de domingo vão receber a subvenção do Estado para financiar as campanhas, uma vez que os restantes seis não chegaram aos 5% dos votos expressos.
“Está tudo em aberto para as eleições no próximo domingo”, diz Marques Mendes NOW
Segundo a lei, o valor total da subvenção pública na eleição do Presidente da República é calculado multiplicando por 10 mil o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), perfazendo 4,18 milhões de euros para o sufrágio realizado no domingo. Deste total, 20% são repartidos em partes iguais pelos candidatos que obtiveram pelo menos 5% dos votos e os restantes 80% são distribuídos na proporção dos votos validamente expressos. À luz dos critérios previstos na lei, vão receber o apoio financeiro estatal António José Seguro (31% dos votos), André Ventura (23%), João Cotrim Figueiredo (16%), Henrique Gouveia e Melo (12%) e Marques Mendes (11%).
Sem direito a subvenção, após a primeira volta das eleições de domingo, estão Catarina Martins, António Filipe, Jorge Pinto, Manuel João Vieira, André Pestana e Humberto Correia, todos com resultados inferiores aos 5% dos votos. De acordo com os dados divulgados no final de dezembro pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, os candidatos presidenciais esperavam gastar mais de 4,9 milhões de euros na campanha eleitoral, sendo que Luís Marques Mendes foi o que estimou investir mais para convencer os eleitores, com uma despesa de 1,32 milhões de euros. António José Seguro previa uma despesa de 1,13 milhões, Gouveia e Melo cerca de um milhão de euros e André Ventura 900 mil euros. Seguro e Ventura vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, em 8 de fevereiro.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima