Secções
Entrar

Preços dos alimentos sobem mais que noutros períodos de seca

Diogo Barreto 23 de fevereiro de 2022 às 08:35

Pão, cereais, carne, peixe, legumes e leite são alguns dos alimentos cujos preços dispararam. Cerca de 91% do país está em seca extrema ou severa.

A seca fez aumentar os custos da produção agrícola e pecuária o que leva a um aumento do preço dos alimentos para os consumidores, mas a subida dos preços causada por esta seca tem sido superior relativamente aos outros anos de seca, avança o Jornal de Notícias: em janeiro, os preços dos produtos agrícolas subiram mais de 4% face a 2021, mas a inflação é quase o dobro da registada em 2017/18 e quatro vezes maior do que em 2005/2006, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ao diário, os agricultores apontam outros motivos para o aumento do preço, como a subida acentuada dos combustíveis, que fez disparar os custos com matérias-primas, eletricidade e transportes. Pão, cereais, carne, peixe, legumes e leite são alguns dos produtos que viram os seus preços aumentar de forma substancial. 

Cofina Media

Cerca de 91% do país está agora em seca extrema ou severa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela