Secções
Entrar

PJ faz buscas à Câmara de Cascais

Leonor Riso , António José Vilela 10 de abril de 2024 às 11:18

Investigação visa executivo que Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, integrou. Em causa está um inquérito relacionado com uma fábrica de máscaras cirúrgicas.

A Polícia Judiciária (PJ) encontra-se esta manhã a realizar buscas na Câmara Municipal de Cascais (CMC), presidida por Carlos Carreiras e onde até janeiro de 2024 o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, foi vice-presidente.

Pedro Catarino

Fonte oficial da autarquia confirmou a operação da PJ àSÁBADO, acrescentando que as buscas estão relacionadas com uma fábrica de máscaras cirúrgicas que Cascais criou para responder à pandemia de covid-19.

ASÁBADOcontactou Miguel Pinto Luz, sem sucesso. Pinto Luz assumiu a vice-presidência da Câmara de Cascais em 2011, fazendo parte do executivo camarário na altura da pandemia de covid-19, quando as decisões acerca da fábrica de máscaras foram tomadas. 

"A Câmara está a prestar toda a colaboração", frisou fonte oficial da autarquia àSÁBADO

Pinto Luz foi vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais até janeiro de 2024, quando suspendeu o mandato para se candidatar às eleições de 10 de março como cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo Algarve. Assumiu o cargo de ministro das Infraestruturas e da Habitação do governo de Luís Montenegro.

Entretanto o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, já afirmou que é o único responsável no processo do fabrico de máscaras cirúrgicas. Carlos Carreiras partilhou com os jornalistas que estão a decorrer buscas "nos Paços do Concelho, no edifício São José, no chamado Cascais Centre e na empresa municipal que, na altura, geriu o processo da fabricação das máscaras".

Sobre o envolvimento de Miguel Pinto Luz deixou claro: "Zero. Sobre essa matéria o único responsável que há sou eu. Não há mais nenhum".

Durante a conferencia de imprensa após a entrega do Programa de Governo, António leitão Amaro, ministro da Presidência recusou comentar o envolvimento de Pinto Luz no caso. "Não temos qualquer informação sobre diligências que estejam a decorrer para além daquilo que é veiculado pela comunicação social", afirmou apenas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela