"Operação Maestro": PJ faz 80 buscas por suspeitas de desvio de 50 milhões de euros do PRR
O jornalista Júlio Magalhães da TVI, Manuel Serrão, empresário e comentador da CMTV, e Nuno Mangas, presidente do programa de fundos europeus Compete 2020, estão entre os visados.
A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a realizar mais de 80 buscas em todo o País no âmbito de uma investigação relacionada com o desvio de mais de 50 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A informação é avançada peloCorreio da Manhãque aponta ainda que entre os alvos da operação se encontram o jornalista Júlio Magalhães da TVI, Manuel Serrão, empresário e comentador da CMTV, e Nuno Mangas, presidente do programa de fundos europeus Compete 2020.
Segundo o comunicado da PJ enviado às redações, foram executados "78 mandados de busca, 31 buscas domiciliárias e 47 não domiciliárias". A operação "visa a recolha de elementos probatórios relacionados com fortes suspeitas da prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder e que lesaram os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português".
As buscas ocorreram na área metropolitana de Lisboa, na área metropolitana do Porto, na região de Aveiro e da Guarda.
Em causa estão suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídios da União Europeia, fraude fiscal e branqueamento de capitais e criação de empresas fictícias.
A PJ acredita que foram criadas "estruturas empresariais complexas" com pelo menos "14 operações aprovadas, na sua maioria, no quadro do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, executadas desde 2015". Essas operações permitiram "o pagamento de incentivos no valor global de, pelo menos, 38.938.631,46€".
Edições do Dia
Boas leituras!