Secções
Entrar

PGR está a investigar divulgação online do processo do caso e-toupeira

17 de março de 2018 às 08:23

"Os factos referidos encontram-se em investigação", referiu a Procuradoria-Geral da República.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a investigar a divulgação online através de um blogue do processo do caso 'e-toupeira' ocorrida na sexta-feira, disse à Lusa fonte oficial daquele organismo.

1 de 4
Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica
Paulo Gonçalves é o assessor jurídico da Benfica SAD
Foto: Duarte Roriz / Correio da Manhã
Foto: Duarte Roriz / Correio da Manhã

"Os factos referidos encontram-se em investigação", referiu a PGR, numa curta resposta enviada à agência Lusa, depois de questionada sobre se iria adoptar alguma providência ou iniciativa processual tendo em conta uma notícia publicada hoje no 'site' do jornal Expresso.

De acordo com o Expresso, o documento divulgado no blogue Mercado de Benfica, "em Segredo de Justiça, tem 29 páginas e refere os pormenores da investigação desencadeada nos últimos meses ao assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e ao oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, que está em prisão preventiva por causa deste processo".

No início deste mês, a Polícia Judiciária deteve o funcionário judicial do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça (IGFEJ) José Silva e o assessor jurídico do Benfica no âmbito da operação 'e-toupeira' e constituiu mais arguidos do sector da Justiça.

A investigação, iniciada há quase meio ano, é sobre "o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários".

Os indícios apontam para os crimes de corrupção passiva e ativa, violação do Segredo de Justiça, favorecimento pessoal e falsidade informática/cibercrime.

A investigação ao caso 'e-toupeira' decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Segundo o Expresso, "de acordo com o documento do DIAP de Lisboa [hoje divulgado no blogue Mercado de Benfica], entre outros, José Augusto Nogueira da Silva teve acesso ao inquérito a Bruno de Carvalho (depois das denúncias da Federação Portuguesa de Futebol contra o declarações do presidente do Sporting no programa "Prolongamento", na TVI24, em 2015). Também acedeu ao processo relacionado com a denúncia anónima contra o Benfica por alegado esquema de corrupção na arbitragem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela