Secções
Entrar

Pedro Sánchez e António Costa reúnem-se a 2 de Julho em Lisboa

21 de junho de 2018 às 11:42

A deslocação do primeiro-ministro espanhol a Lisboa para uma reunião com o homólogo português insere-se numa ronda europeia com vários líderes.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, desloca-se a Lisboa a 02 de Julho para se reunir com o homólogo português, António Costa, no quadro de uma ronda de contactos com vários líderes europeus.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Lusa
Foto: REUTERS/Susana Vera

O gabinete de Pedro Sánchez informou esta quinta-feira, através de uma nota de imprensa, que a sua ronda europeia começa no sábado, em Paris, onde será recebido pelo Presidente, Emmanuel Macron, e no domingo irá participar na reunião informal sobre a migração e asilo convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Na terça-feira, 26 de Junho, estará em Berlim com a chanceler alemã Angela Merkel e depois de estar novamente em Bruxelas, na Cimeira Europeia de 28 e 29 de Junho, irá continuar a ronda europeia a 02 de Julho, com um encontro em Lisboa com António Costa.

A agência Efe tinha citado "fontes do executivo espanhol" para avançar na quarta-feira que se previa inicialmente que o encontro entre Costa e Sánchez seria a 26 de Junho, data que afinal não se confirma.

O primeiro-ministro espanhol pretende, em todos estes encontros, transmitir aos seus parceiros europeus que "Espanha volta a ter na Europa um papel activo para construir uma União mais forte e solidária".

Pedro Sánchez assegura que irá "trabalhar estreitamente" com os seus parceiros para "liderar" a procura de respostas aos grandes desafios que se colocam à União Europeia, como "os movimentos migratórios, a recuperação e consolidação dos direitos sociais e a melhoria do estado de bem-estar, assim como defender os interesses espanhóis na Europa e alcançar uma maior integração".

Pedro Sánchez e António Costa vão estar juntos pela primeira vez, depois de o primeiro ter tomado posse a 02 de Junho último.

Na reunião de Lisboa, os dois chefes de Governo deverão também discutir a realização ainda este ano da próxima cimeira bilateral entre Portugal e Espanha.

Outro tema previsível será o da reunião sobre as interconexões energéticas que António Costa anunciou para o primeiro semestre do ano, e que deverá contar também com a presença do Presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela