Secções
Entrar

PCP pede “clarificação” sobre recurso a privados na Lei de Bases da Saúde

14 de julho de 2019 às 18:32

Jerónimo de Sousa questionou se Governo vai "transformar o direito à saúde num negócio para os privados, para os grandes grupos económicos".

O secretário-geral do PCP defendeu hoje, nas Caldas da Rainha, que "é fundamental uma clarificação" sobre o recurso aos privados previsto na Lei de Bases da Saúde em discussão na Assembleia da República.

"Há um problema para resolver na sociedade portuguesa, o de saber se o Governo vai cumprir o que a Constituição diz, ou vai transformar o direito à saúde num negócio para os privados, para os grandes grupos económicos", começou por dizer Jerónimo de Sousa, que discursava para cerca de quatro centenas de apoiantes da CDU na Foz do Arelho, no distrito de Leiria.

A Lei de Bases da Saúde, que está em discussão na Assembleia da República e que deverá ser confirmada, pelos deputados, no dia 19, prevê o recurso a privados sempre que o Estado não consiga responder.

"Não estamos a falar da contratualização de uma clínica, de um laboratório para fazer uns exames, para acudir a necessidades que o Estado não é capaz de responder, mas dos grandes grupos económicos", alertou o líder comunista, concluindo que "é fundamental essa clarificação".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela