Secções
Entrar

PCP descreve Freitas como uma das personalidade "mais marcante da vida política"

03 de outubro de 2019 às 16:00

António Filipe transmitiu aos familiares de Freitas do Amaral "as sentidas condolências" em nome do partido.

O Partido Comunista Português reconheceuFreitas do Amaral, que morreu esta sexta-feira, como uma das personalidades "mais marcante da vida política portuguesa nas ultimas décadas" e um "notável académico".

"É conhecida a distância política que sempre separou Freitas do Amaral doPCP, mas é inequívoco que o professor Freitas do Amaral foi uma das personalidades políticas mais marcante da vida política portuguesa nas últimas décadas, quer como dirigente partidário, como membro do Governo e até no plano internacional como presidente da assembleia-geral das Nações Unidas", disse à agênciaLusao deputado do PCP António Filipe.

O deputado comunista sublinhou também que Freitas do Amaral foi "um distinto professor de direito" e "um notável académico", sendo uma personalidade que merece "o maior respeito".

O PCP transmitiu ainda aos familiares de Freitas do Amaral "as sentidas condolências".

O fundador do CDS e ex-ministro Freitas do Amaral morreu hoje aos 78 anos, confirmou àLusauma fonte da família.

Diogo Pinto Freitas do Amaral, professor universitário, nasceu na Póvoa de Varzim em 21 de julho de 1941. Foi líder do CDS, partido que ajudou a fundar em 19 de julho de 1974 e ministro em vários governos.

Freitas do Amaral, que estava internado desde 16 de setembro, fez parte de governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela