Parlamento quer que Governo pressione Espanha para fechar Almaraz
Petição quer que Governo actue junto das instâncias europeias para que seja cumprida a Directiva Quadro da Água e seja feita "uma fiscalização ambiental mais rigorosa à poluição do rio Tejo".
A Assembleia da República defendeu hoje a necessidade de o Governo adoptar, em parceria com o congénere espanhol, medidas de combate à poluição do rio Tejo e de insistir no encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz.
O tema foi abordado esta tarde no Parlamento na sequência da discussão de uma petição, da autoria do movimento ambientalista ProTejo, e de seis projectos de resolução.
O texto da petição exorta o Governo português a insistir junto do Governo espanhol na necessidade de proceder ao fecho da central nuclear de Almaraz e a actuar junto das instâncias europeias para que seja cumprida a Directiva Quadro da Água e feita "uma fiscalização ambiental mais rigorosa à poluição do rio Tejo.
Os projectos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares, que serão votados na sexta-feira, foram igualmente no sentido de a tutela tomar uma posição mais forte junto de Espanha para que seja encerrada a central nuclear e pelo aumento das medidas de vigilância e de acção ambiental.
Nesse sentido, durante a discussão, houve um consenso alargado de todas as bancadas para a necessidade de o Governo actuar "com mais firmeza" na defesa do Tejo.
Portugal chegou a apresentar à Comissão Europeia uma queixa contra Espanha, mas acabou por retirá-la depois de um acordo patrocinado pelo executivo comunitário que previa a realização de um estudo de impacto ambiental transfronteiriço, em que o grupo de trabalho criado pelo Governo português considerou o projecto "seguro e adequado".
A central nuclear de Almaraz localiza-se em Espanha, a 100 quilómetros da fronteira com Portugal.
Edições do Dia
Boas leituras!