Secções
Entrar

Parlamento discute abolição das touradas em Portugal

06 de julho de 2018 às 11:30

Projecto de lei do PAN é hoje discutido. O último ano foi marcado por várias polémicas relacionadas com espectáculos com touros.


O último ano foi marcado por várias polémicas em torno de espectáculos com touros, tendo estes eventos sido retirados, por exemplo, dos cartazes oficiais de duas Queimas das Fitas e das Festas da Cidade de Alverca.

1 de 4
Foto: DANIEL VELEZ/Getty images
Foto: LUSA / TIAGO PETINGA

O parlamento discute na sexta-feira um projecto de lei do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN) para acabar com as touradas em Portugal.

Segundo o deputado do PAN, André Silva, querer o fim da tourada "é o sentimento geral da sociedade portuguesa, o que se sente na rua, o que se sente nas redes sociais".

Já do lado dos aficionados, a associação Prótoiro acusa o PAN de uma "tentativa desesperada de ganhar visibilidade" e de fazer com este projecto um "folclore mediático" por trás do qual há uma vontade "demagógica e antidemocrática".

Desde o início deste ano, alguns eventos que tinham no seu cartaz espectáculos ligados à tauromaquia deixaram de os ter, como foram os casos das Queimas das Fitas de Coimbra e de Évora, onde se costumavam realizar garraiadas.

No caso de Coimbra, a retirada da garraiada do programa oficial surgiu depois de 70% dos estudantes terem decidido acabar com este evento, num referendo realizado em Março.

Em Évora realizou-se também um referendo, no qual, dos 1.086 alunos que participaram, 667 votaram pelo fim da garraiada, contra os 405 que defenderam a sua continuidade.

No concelho de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), município ribatejano com fortes tradições tauromáquicas, o presidente da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho decidiu não promover garraiadas nas festas da cidade de Alverca e de São Pedro, decisão que "apanhou de surpresa " os aficionados dos touros.

A norte do país, em junho passado, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (distrito do Porto), Aires Pereira, disse que a praça de touros do concelho vai ser transformada num espaço multiusos, deixando de receber touradas, uma decisão que a Federação Portuguesa de Tauromaquia vai tentar reverter.

Já em 2016 o município tinha anunciado o fim dos apoios a touradas realizadas na cidade e a cobrança de oito mil euros pelo aluguer da praça de touros.

Em setembro de 2017, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro deu razão a uma empresa que foi impedida de realizar uma corrida de touros em Santa Maria da Feira, por falta de licenciamento atempado do município.

A decisão judicial surgiu já depois de um recurso da autarquia, que afirmou ter de acatá-la, mas reiterou a sua posição contra este tipo de eventos e admitiu a sua limitação de poder nestas situações, remetendo uma alteração legal para o Governo.

Um mês antes, o movimento "Vianenses pela Liberdade" anunciou o cancelamento da edição anual de uma corrida de touros em Viana do Castelo, após o indeferimento, pelo tribunal, de uma providência cautelar para a instalação de uma arena amovível naquela cidade.

O município tinha recusado a instalação alegando "incumprimento" de vários regimes de ordenamento do território.

Nos últimos anos, a realização de touradas foi alvo de polémicas por diversas vezes nesta capital de distrito.

Sobre o projeto de lei que vai a discussão na sexta-feira no parlamento, o líder do PAN afirmou contar com a rejeição por parte do PCP, Verdes e CDS-PP, o apoio do Bloco de Esquerda, esperando que PSD e PS deem liberdade de votos aos seus deputados no que considera "uma questão de consciência" individual.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela