Os feriados, as pontes e os fins de semana prolongados para aproveitar no próximo ano
Vão existir 13 feriados nacionais obrigatórios no próximo ano. Onze deles calham em dias úteis e há cinco fins de semana prolongados.
O ano de 2025 vai ser rico em fins de semanas prolongados e pontes. No total, são 13 os feriados nacionais obrigatórios, sendo que cinco deles permitem fins de semana prolongados e outros quatro permitem fazer ponte. Além disso, são 11 os feriados que calham em dias úteis.
O primeiro feriado do ano acontece já na próxima quarta-feira, dia 1 de janeiro. Logo a seguir, o mês de fevereiro vai decorrer sem pausas, sendo necessário esperar até 4 de março para voltar a prolongar os dias de descanso. O Carnaval celebra-se na primeira terça-feira de março, sendo assim possível marcar um fim de semana prolongado com apenas um dia de férias gozado (segunda-feira, dia 3 de março). Apesar de não ser feriado, é cada vez mais comum as empresas concederem o dia.
O feriado seguinte acontece a 18 de abril (Sexta-Feira Santa) e permite um fim de semana de três dias, que termina dia no domingo de Páscoa, a 20 de abril. Na semana seguinte, há novamente três dias seguidos para descansar, que começam no Dia da Liberdade, a 25 de abril (sexta-feira), e terminam no domingo, 27.
Em 2025, o Dia do Trabalhador (1 de maio) calha a uma quinta-feira, e se fizer ponte, pode aproveitar para marcar umas férias de quatro dias. Se não conseguir tirar a sexta-feira, no mês seguinte há uma nova oportunidade: o Dia de Portugal celebra-se a 10 de junho e calha a uma terça-feira.
Com a entrada no mês de junho, chega uma das alturas do ano mais aguardados por muitos lisboetas: as festas populares. O Dia de Santo António (13 de junho) é o feriado municipal de Lisboa e este ano calha a uma sexta-feira, sendo uma boa oportunidade para sair à rua e celebrar, ou até para fugir da confusão da cidade. Mais perto do final do mês, a 19 de junho, celebra-se o Corpo de Deus, que este ano calha a uma quinta-feira e possibilita assim uma ponte.
Seguem-se feriados municipais como o dia de Dia de São João (24 de junho), que este ano calha a uma terça-feira e é significado de festas populares no Porto, em Braga e em Tavira. Naquele que por norma é o mês mais quente do ano também existe um feriado: o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) calha a uma sexta-feira e permite um fim de semana prolongado, com direito a banhos de sol.
Em 2025, os feriados da Dia da Implantação da República (5 de outubro) e Dia de Todos os Santos (1 de novembro) calham ao domingo e ao sábado, respetivamente. Mas quase a terminar o calendário do próximo do ano, deixamos-lhe boas notícias: os feriados de 1 e 8 de dezembro calham ambos a uma segunda-feira, e logo a seguir, a 25 de dezembro, celebra-se Natal, a uma quinta-feira.
Confira a lista de feriados nacionais abaixo:
Ano Novo (quarta-feira) - 1 de janeiro
Sexta-feira Santa (sexta-feira) - 18 de abril
Páscoa (domingo) - 20 de abril
Dia da Liberdade (sexta-feira) - 25 de abril
Dia do Trabalhador (quinta-feira) -1 de maio
Dia de Portugal (terça-feira) - 10 de junho
Dia de Santo António (sexta-feira) - 13 de junho - feriado municipal em Lisboa
Corpo de Deus (quinta-feira) - 19 de junho
Dia de São João (terça-feira) - 24 de junho - feriado municipal no Porto, Braga e Tavira
Dia de São Pedro (domingo) - 29 de junho - feriado municipal em Sintra
Dia da Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira) -15 de agosto
Dia da Implantação da República (domingo) - 5 de outubro
Dia de Todos os Santos (sábado) - 1 de novembro
Dia da Restauração da Independência (segunda-feira) - 1 de dezembro
Dia da Imaculada Conceição (segunda-feira) - 8 de dezembro
Natal (quinta-feira) - 25 de dezembro
Edições do Dia
Boas leituras!