Secções
Entrar

Ordem dos Médicos desconhece adiamentos de dois meses de cirurgias oncológicas

11 de outubro de 2018 às 17:33

O bastonário Miguel Guimarães afirmou que vai contactar as direcções clínicas e os directores de serviço de todos os hospitais do país para avaliar a situação.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse esta quinta-feira, em Braga, que não tem "conhecimento oficial" de cirurgias a doentes oncológicos adiadas por dois meses por causa das greves dos profissionais da saúde.

"Não tenho conhecimento oficial de nenhuma situação de adiamento de dois, três ou quatro meses de operações a doentes oncológicos. Mas, se existe, deve ser identificada para intervir", referiu.

Miguel Guimarães reagia, assim, à notícia desta quinta-feira doDiário de Notícias,segundo a qual as greves dos profissionais de saúde já motivaram o adiamento por dois meses de cirurgias a doentes oncológicos.

"Vou estar muito atento", referiu o bastonário, adiantando que vai contactar as direcções clínicas e os directores de serviço de todos os hospitais do país para aferir se há "algum fundo de verdade" nas situações reportadas.

Sublinhou que os doentes oncológicos que não são operados no dia marcado por motivo de greve o devem ser no dia seguinte ou na semana seguinte.

"Podem ser adiadas situações mais benignas para que as oncológicas tenham prioridade", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela