Onde se vai vacinar em massa em Portugal?
Autarquias analisam vários locais que tornem possível uma vacinação em massa. Muitos são pavilhões, entre eles o Altice Arena, e há quem fale de sistemas sem sair do carro (drive-through).
Inicialmente prevista até ao final de março, a vacinação em massa encontra-se atrasada devido à falha nas entregas. Dos 4,4 milhões de vacinas contra o novo coronavírus que seriam recebidas no primeiro semestre, Portugal só receberá 1.980.000. Apesar de faltarem doses para iniciar o processo de inoculação em massa, Portugal já tem espaços alternativos aos centros de saúde preparados para esta fase.
Em Lisboa, um dos sete espaços alternativos aos centros de saúde preparados para administrar vacinas é o Pavilhão Altice Arena, conforme anunciado pela autarquia. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo terá quatro locais preparados para esta fase. Abrantes será um deles, onde o local escolhido foi o Quartel de Bombeiros, considerado ter as condições necessárias para o processo.
Em Cascais, a câmara tem visitado várias estruturas de forma a averiguar as suas condições. Para já foram escolhidos dois pavilhões, o de São Domingos de Rana e o de Alcabideche, que estão a ser preparados para receber as cabines de vacinação, salas de espera, e o restante processo logístico necessário.
No Porto, a câmara municipal disponibilizou uma escola ao ACES do Porto Ocidental, e uma tenda para recobro ao ACES do Porto Oriental. No entanto, em declarações aoPúblico, o presidente, Rui Moreira, avançou que quando o número de vacinas for maior, será necessário estabelecer um método tipo drive-through ou drive-in, como o que existe para os testes no recinto da Queima das Fitas na Invicta. Em Gondomar, no distrito do Porto, a segunda fase da vacinação arrancou no passado dia 5 no Pavilhão Multiusos. Também no distrito do Porto, o Centro Local de Vacinação da Trofa está preparado, tendo sido instalado na escola básica Professor Napoleão Sousa Marques. Este centro prevê vacinar 4.000 utentes.
Na cidade de Coimbra, a câmara municipal cedeu o Pavilhão Mário Mexia, no centro da cidade, ao ACES do Baixo Mondego, onde deve começar a vacinação dos idosos e doentes de risco a partir dos 50 anos.
Em Leiria, está em fase piloto um sistema de agendamento automático de vacinação, que deverá ser alargado a todo o concelho. A vacinação terá lugar no estádio da cidade, onde chegaram 204 vacinas para administrar.
Edições do Dia
Boas leituras!