Secções
Entrar

Oito salas de teatro dão receita de bilheteira à família de Bruno Candé

18 de setembro de 2020 às 07:06

Bruno Candé faria 40 anos hoje e, como forma de assinalar a data, as receitas de bilheteira dos espetáculos em cena em oito espaços culturais de Lisboa e do Porto serão canalizadas para a família do ator.

O ator Bruno Candé, que morreu baleado em julho passado, vai ser recordado hoje por oito salas e companhias de teatro, com a receita dos espetáculos a reverter na íntegra para a família.

Bruno Candé faria 40 anos hoje e, como forma de assinalar a data, as receitas de bilheteira dos espetáculos em cena em oito espaços culturais de Lisboa e do Porto serão canalizadas para a família do ator, através da associação SOS Racismo, de acordo com o comunicado divulgado há uma semana pelo Teatro Nacional D. Maria II.

Além deste teatro nacional de Lisboa, à homenagem ao ator juntam-se ainda os teatros municipais São Luiz, Maria Matos e Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, o Teatro Maria Vitória, o Teatro Municipal do Porto, além do espaço CAL - Primeiros Sintomas e do Teatro da Politécnica, também em Lisboa, onde está a companhia Artistas Unidos, que decidiu duplicar o número de sessões, para as 19:00 e as 21:30, devido ao número limitado de lugares disponíveis.

Bruno Candé Marques morreu em julho, aos 39 anos, após ter sido baleado, várias vezes, em plena Avenida de Moscavide, concelho de Loures. O suspeito do homicídio, de 76 anos, foi detido no local e aguarda julgamento em prisão preventiva.

O ator Bruno Candé nasceu em Lisboa, em 1980. Iniciou o seu percurso no grupo de teatro da Casa Pia, ainda na adolescência, tendo posteriormente frequentado o curso de formação teatral do Chapitô, onde chegou em 1995 e participou em vários espetáculos, sob direção do encenador Bruno Schiappa.

Trabalhava desde 2011 com a Casa Conveniente, de Mónica Calle, onde participou em "A Missão - Recordações de uma Revolução", de Heiner Müller, distinguido com o prémio de Melhor Espetáculo do Ano, em 2012, pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Fez parte do elenco de produções como "Macbeth", "O Livro de Job", "Rifar o Meu Coração", "A Sagração da Primavera", "Noites Brancas", dirigidas por Mónica Calle, "Drive In", de Mónica Garnel, e "Atlas" de João Borralho e Ana Galante.

Entrou no filme "Ivone Kane", de Margarida Cardoso. Esteve também no elenco de telenovelas como "Única Mulher", da TVI.

O ator preparava o novo projeto da Casa Conveniente, "O Escuro Que Te Ilumina", espetáculo que tem por base a história da sua vida e da sua recuperação, após um acidente sofrido em 2017.

Segundo a companhia, o projeto será posto em cena, "com uma nova força", em 2021.

Bruno Candé deixou três filhos menores, entre os dois e os seis anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela