Secções
Entrar

OE2021: Ministro das Finanças apresenta esta manhã proposta do Governo

13 de outubro de 2020 às 07:15

Segundo a proposta de Orçamento, também será em 2022 que Portugal voltará a cumprir as regras impostas por Bruxelas relativas ao défice orçamental.

O ministro das Finanças apresenta hoje publicamente, numa conferência de impensa, a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021, que prevê uma recessão de 8,5% este ano e um crescimento da economia de 5,4% no próximo.

No documento, já entregue à Assembleia da República pelo ministro, João Leão, na segunda-feira à noite, o Governo estima que a economia volte a crescer 3,4% em 2022, "ano em que se alcança um nível de PIB equivalente ao registado no período pré-crise pandémica".

Segundo a proposta de Orçamento, também será em 2022 que Portugal voltará a cumprir as regras impostas por Bruxelas relativas ao défice orçamental, que deverá atingir 7,3% do PIB em 2020, 4,3% em 2021 e 2,8% em 2022.

O Governo estima que o rácio da dívida pública registe uma melhoria em 2021, passando a representar 130,9% do PIB, depois de atingir os 134,8% em 2020.

Quanto ao desemprego, este ano deverá subir até uma taxa de 8,7%, descendo em 2021 para os 8,2%.

A conferência de imprensa de João Leão, no Ministério das Finanças, em Lisboa, está marcada para as 09:00 e contará com a presença do ministro e dos secretários de Estado Cláudia Joaquim, João Nuno Mendes e António Mendonça Mendes.

A proposta orçamental deverá ser votada na generalidade pelo parlamento no dia 28 de outubro e a votação final global deverá ocorrer em 26 de novembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela