Secções
Entrar

O grande quiz dos contratos com dinheiro público: entre e teste os conhecimentos

Bruno Faria Lopes 02 de fevereiro de 2023 às 15:20

O caso do altar-palco e das buscas recentes da polícia na Câmara de Lisboa têm na origem um pecado idêntico: falhas graves na contratação de entidades privadas com dinheiro público. Em nove perguntas com casos reais testamos se o leitor conhece esta realidade turva.

O altar-palco de 4,2 milhões de euros e as adjudicações de quase 100 mil euros ao histórico autarca socialista Joaquim Morão são os dois casos mediáticos mais recentes numa longa lista de casos que têm uma raiz comum: um contrato público. Em Portugal, as fintas às regras da contratação pública – já dissecadas num trabalho da SÁBADO em 2018 – são frequentes.

A ideia da contratação pública é recorrer o mínimo possível aos ajustes diretos acima de determinados limites legais, para fomentar a concorrência e preços mais baixos. A realidade, contudo, é outra – não só na forma de contratar usando dinheiro público, mas na de divulgar o que se faz.


Fontes para a informação nas perguntas:SÁBADO,Público,Jornal de Notícias,Observador

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela