Secções
Entrar

Nuno Loureiro, o físico do MIT premiado que foi assassinado a tiro em casa

Débora Calheiros Lourenço 16 de dezembro de 2025 às 21:05

O crime está a ser investigado pelas autoridades norte-americanas e até ao momento não são conhecidos eventuais suspeitos ou detenções.

Nuno Loureiro foi assassinado na sua própria casa, em Boston, Estados Unidos, na noite de segunda-feira. O natural de Viseu tinha 47 anos e era diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massechsetts (MIT).  
Nuno Loureiro, diretor do Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT, faleceu em Boston MIT
Nuno Loureiro, casado e pai de três filhas, dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT, um dos mais reputados do mundo, desde maio de 2024. Antes disso foi diretor-adjunto do mesmo centro – entre 20222 e 2024 – e juntou-se ao corpo docente da instituição em 2016.   Ainda em Portugal foi aluno do Instituto Superior Técnico onde tirou a licenciatura e o mestrado em Engenharia Física Tecnológica e focou a sua investigação se começou a focar em física teórica e nas suas aplicações na fusão. Mais tarde concluiu um doutoramento no Imperial College, em Londres, e fez um pós-doutoramento em Princeton, nos Estados Unidos.  Segundo a página do MIT na internet, Nuno Loureiro tinha "um interesse ativo em vários aspetos fundamentais da dinâmica do plasma magnetizado, tais como reconexão magnética, geração e amplificação de campos magnéticos, confinamento e transporte em plasmas de fusão e turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais".  Durante a sua carreira foi incluindo o Prémio Thomas H. Stix da Sociedade Americana de Física, em 2015, o Prémio Carreira da Fundação Nacional de Ciência, em 2017, o Prémio Ruth e Joel Spira de Excelência no Ensino da Escola de Engenharia do MIT, em 2022, e o Prémio Presidencial de Início de Carreira para Cientistas e Engenheiros, 2025.   Em comunicado a instituição norte-americana desejou “sinceras condolências à família, alunos, colegas e todos aqueles que estão de luto”. Além disso a faculdade deixou claro que “estão a ser realizadas ações de apoio e conversas dentro da nossa comunidade para oferecer cuidados e apoio àqueles que conheceram o professor Loureiro, e uma mensagem será partilhada com toda a nossa comunidade”.   Ainda não existem mais informações sobre o crime, que está a ser investigado como um homicídio, nem sobre eventuais suspeitos ou detenções. Segundo a polícia de Brookline os agentes responderam a um alerta de disparos de arma de fogo numa residência da Gibbs Street por volta das 20h30 de segunda-feira e “uma vítima foi encontrada após ter sido baleada várias vezes”, referiu o vice-superintendente da polícia local, Paul Campbell, em declarações à WBZ-TV.  
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela