Secções
Entrar

Não se esqueça de entregar hoje o seu IRS

31 de maio de 2016 às 08:50

Este é o último dia para os contribuintes que tenham rendimentos do trabalho independente ou outras categorias que não trabalho dependente e pensões

O prazo para os contribuintes que tenham rendimentos do trabalho independente ou outras categorias que não trabalho dependente e pensões entregarem a declaração de IRS, seja em papel ou através da internet, termina hoje.

Os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias tiveram desde o dia 1 de Maio e até hoje para entregar as declarações do IRS (Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares) do ano passado através do Portal das Finanças ou em papel.

De acordo com o calendário fiscal publicado na página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira, os contribuintes que tiveram rendimentos da categoria B (empresariais e profissionais), E (de capitais), F (prediais) e G (mais-valias) ou trabalhadores dependentes e pensionistas (categorias A e H, respectivamente) que acumulem diferentes categorias de rendimentos têm até hoje para entregar as declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2015.

Caso o contribuinte tenha auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro deve juntar à declaração o anexo J e se tiver benefícios fiscais, deduções à colecta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento deve juntar o anexo H, de acordo com as Finanças.

Além disso, os trabalhadores independentes têm de preencher o anexo SS (Segurança Social) juntamente com o IRS para reenvio à Segurança Social.

A informação que consta deste anexo permite à Segurança Social definir o escalão contributivo do trabalhador quanto a descontos para a Segurança Social e gerou controvérsia nos anos anteriores.

De acordo com o Portal das Finanças, até segunda-feira, tinham sido submetidas 3.439.235 declarações de IRS da primeira fase, que decorreu em Abril e que se dirigiu aos trabalhadores dependentes e aos pensionistas, e mais 1.365.673 declarações relativas à segunda fase, que decorreu ao longo do mês de maio.

Em 2015, foram entregues 5.401.403 declarações de IRS nas duas fases e, até segunda-feira, tinham sido entregues 4.804.908 declarações de IRS relativas aos rendimentos auferidos no ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela