Secções
Entrar

Mortalidade quase duplicou em Lisboa e no Alentejo em janeiro

Jornal de Negócios 12 de fevereiro de 2021 às 14:35

Entre 4 e 31 de janeiro, o número de óbitos em Portugal foi 1,6 vezes superior à média do mesmo período de 2015 a 2019, valor que aumenta para 1,8 vezes na ML e Alentejo.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) e o Alentejo surgem pintadas a vermelho no mapa da mortalidade em Portugal no arranque deste ano.

As duas regiões lideraram o excesso de mortalidade em janeiro, com 1,8 vezes mais óbitos entre 4 e 31 de janeiro do que a média do mesmo período nos anos de 2015 a 2019. Significa isto que o primeiro mês de janeiro da pandemia foi especialmente severo para as duas zonas, em que morreram praticamente o dobro das pessoas do que tem sido habitual no primeiro mês do ano.

A nível nacional, esse valor é ligeiramente mais baixo (1,6 vezes) para o mesmo período, mas tem vindo a subir desde o final do ano passado. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados esta sexta-feira, nas quatro semanas terminadas a 17 de janeiro, o número de óbitos foi 1,3 vezes superior ao período homólogo de referência, valor que subiu para 1,5 vezes nas quatro semanas terminadas a 24 de janeiro, e novamente para 1,6 vezes nas quatro semanas terminadas a 31 de janeiro.

O agravamento da mortalidade é, porém, generalizado desde o início da pandemia, em março de 2020, com exceção da região dos Açores.

"Comparando os resultados das regiões NUTS II entre março de 2020 (semanas de 2 a 29 de março) e as semanas de 4 a 31 de janeiro de 2021, com exceção da Região Autónoma dos Açores, verifica-se um aumento do rácio nas restantes regiões do país, destacando-se a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo e a região Centro", confirma o INE.

Para estas três regiões, os valores apurados para as quatro semanas terminadas a 31 de janeiro são os mais altos da série semanal iniciada em março de 2020.

"Tal como para o total do país, verifica-se um aumento contínuo deste rácio desde o início de janeiro nestas três regiões: para a AML e Alentejo desde as quatro semanas terminadas a 10 de janeiro e para o Centro desde as quatro semanas terminadas a 17 de janeiro", acrescenta o relatório.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela