Secções
Entrar

Montenegro apela à prevenção e diz que há lições a tirar dos grandes incêndios de 2025

Lusa 10 de dezembro de 2025 às 13:10

Primeiro-ministro entregou maquinaria para combate aos fogos em Baião.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, voltou esta quarta-feira, em Baião onde entregou maquinaria para combate aos fogos, a apelar à prevenção e garantiu que estão a ser tiradas "ilações e lições" sobre os grandes incêndios deste ano.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro Lusa
"Estes equipamentos são sobretudo para serem utilizados na prevenção, na gestão, no ordenamento, naquilo que possamos fazer antes para evitar aquilo que pode vir a acontecer. Devemos evitar as tragédias. Evitar as ocorrências é a primeira e grande motivação e o primeiro grande objetivo. O segundo grande objetivo é quando elas não conseguirem ser evitadas terem uma dimensão menor e terem uma duração também menor", disse Luís Montenegro. O primeiro-ministro falava em Baião, no distrito do Porto, numa cerimónia em que entregou equipamento de prevenção de incêndios rurais e de gestão florestal. Num discurso dedicado ao tema dos incêndios, focando-se em apelos quer às entidades presentes, quer à população, Montenegro disse que "aquilo que aconteceu neste ano de 2025 foi muito elucidativo" e que é necessário tirar "lições e ilações disso". "Nós tivemos muitos grandes incêndios, foram muito grandes na dimensão e na duração, e tivemos muitos fenómenos de reacendimento. Temos de saber como é que isso se pode evitar também. Portanto, queria aqui destacar exatamente que este caminho é um caminho que nos tem mobilizado", referiu. Perante autarcas e responsáveis de vários departamentos ligados à proteção Civil, o primeiro-ministro falou da "guerra da prevenção e a guerra depois do combate" para pedir "união" e "solidariedade" numa lógica de "serviço coletivo". "Só é possível travarmos esta guerra, porque é uma guerra, a guerra da prevenção e a guerra depois do combate, se cada um de nós olhar para esta tarefa como uma tarefa de todos e não a pensar apenas em si, e não a pensar apenas como o seu departamento tem que ser mais valorizado", acrescentou. Hoje foram entregues 57 tratores e 18 máquinas de rastos a Câmaras Municipais e Comunidades Intermunicipais para apoio nas operações de prevenção contra incêndios rurais e de gestão florestal. Em causa está um segundo lote de equipamento entregue no âmbito da ação, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento destinado a cerca de 300 entidades, designadamente, 18 CIM, 226 Municípios e 59 Organizações de Produtores Florestais. Já o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) receberá 125 viaturas multidisciplinares no valor de seis milhões de euros, para apoio a ações de fogo controlado e supressão, gestão florestal, monitorização e vigilância de agentes bióticos e abióticos entre outros. O investimento total é de 50,1 milhões de euros e prevê a entrega de mais de 2.500 equipamentos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela