Ministério da Saúde oferece casa a médicos vindos do Brasil
Sindicatos contestam anúncio divulgado no país pelo Governo, que pretende recrutar médicos para os centros de saúde.
O Ministério da Saúde publicou anúncios no Brasil com vista ao recrutamento de médicos estrangeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em particular para os centros de saúde.
De acordo com o jornalPúblico, o anúncio oferece aos clínicos 2.863 euros por mês (o que corresponde a pouco mais de 1.800 euros líquidos) e seis euros de subsídio de refeição. Além disso, garante uma "casa de função" - ou seja, prevê habitação, o que é uma das razões que mais impede os médicos portugueses de se fixarem em certas zonas devido aos preços das casas, e causou críticas dos sindicatos ouvidos pelo jornal. Está previsto um horário de 40 horas semanais e 22 dias de férias.
O "Ministério da Saúde está interessado em recrutar médicos para os cuidados de saúde primários", indica o anúncio, que procura atrair pessoas para as áreas de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Os candidatos têm que ter reconheciumento de qualificações estrangeiras em Portugal e cinco anos de experiência como médico. Questionado, o Ministério da Saúde indica que se trata mais de uma "manifestação de interesse" do que um concurso de recrutamento.
Edições do Dia
Boas leituras!