Secções
Entrar

Metro de Lisboa abre três estações para acolher sem-abrigo

Lusa 17 de janeiro de 2025 às 10:55

Em comunicado, a transportadora adianta que as três estações vão permanecer abertas na madrugada desta sexta-feira para sábado e na madrugada de sábado para domingo.

O Metropolitano de Lisboa vai abrir as estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio no período noturno, neste fim de semana, para permitir que as pessoas em situação de sem-abrigo possam ali pernoitar, devido ao frio, foi esta sexta-feira anunciado.

DR

Em comunicado, a transportadora adianta que as três estações vão permanecer abertas na madrugada de esta sexta-feira para sábado e na madrugada de sábado para domingo.

Na de Santa Apolónia estará aberta a entrada da zona norte, no passeio junto ao edifício da estação. No Oriente, a entrada faz-se pelo portão do lado Tejo/Centro Comercial e no Rossio pelo portão da Praça da Figueira.

"O Metropolitano de Lisboa, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, encontra-se a desenvolver um conjunto de medidas destinadas a assegurar o cumprimento do Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo, em resposta às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade de Lisboa", é referido na nota.

A transportadora adianta que, adicionalmente, será realizada a distribuição de 'kits Metro', compostos por um cobertor e um gorro, nas estações indicadas, de forma a proporcionar um maior conforto aos utilizadores das estações durante a noite.

O Metropolitano de Lisboa diz ainda que, em articulação com a Polícia Municipal, vai reforçar as ações de vigilância e limpeza nas estações que permanecerão abertas.

A Câmara de Lisboa está a reforçar desde quinta-feira as medidas de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente para mitigar os efeitos das baixas temperaturas.

Além das estações de metro, também o Centro de Acolhimento de Emergência (CAE) Joaquim Urbano estará aberto com 30 camas disponíveis e transporte em caso de necessidade.

No final de 2023, a cidade de Lisboa identificou 3.378 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 594 a dormir na rua, verificando-se mais 200 pessoas sem teto do que em 2022, segundo dados da Câmara Municipal de Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, pelo menos até sábado, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado, formação de geada e descida da temperatura mínima. Para domingo está prevista uma pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral, e pequena descida da máxima.

Hoje, em Lisboa, são esperados 06 graus Celsius de mínima e 14 de máxima e no sábado 04 de mínima e 13 de máxima.

Para domingo, a previsão do IPMA aponta para 05 graus de mínima e 12 de temperatura máxima

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela