Secções
Entrar

Mesa Nacional do BE reúne-se domingo focada nas alterações à legislação laboral

02 de fevereiro de 2018 às 20:48

Partido vai analisar "em particular as questões do trabalho e a necessidade de alterar a legislação laboral para aumentar salários e combater a precariedade".

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo do partido entre convenções, reúne-se no domingo focada na necessidade de "alterar a legislação laboral para aumentar salários e combater a precariedade", mudanças que "aguardam resposta do Governo e do PS".

Fonte oficial do BE disse à agênciaLusaque a reunião deste órgão do partido "vai analisar a situação política, em particular as questões do trabalho e a necessidade de alterar a legislação laboral para aumentar salários e combater a precariedade".

"O BE está empenhado nestas alterações, que exigem o esforço de toda a maioria parlamentar e que aguardam resposta do Governo e do Partido Socialista", refere a mesma fonte.

Precisamente no debate quinzenal desta quinta-feira, a coordenadora do BE, Catarina Martins, desafiou o primeiro-ministro, António Costa, a alterar as leis laborais, quanto aos contratos a prazo e trabalho temporário, e ouviu como resposta a promessa de um pacote de medidas contra a precariedade.

António Costa não deu uma resposta directa, nem se comprometeu com as mudanças na legislação laboral, mas anunciou que até março o executivo apresentará na Assembleia da República um "conjunto de iniciativas", que prevê, por exemplo, uma medida inscrita no programa do governo: a diferenciação das contribuições para a Segurança Social consoante se trate de contratos sem termo ou a prazo, penalizando as empresas que o fizerem.

Segundo a mesma fonte do partido disse à agência Lusa, a garantia de qualidade do emprego criado e aumento dos salários só é possível caso se revertam as medidas laborais que generalizaram a precariedade, reduziram o valor pago pelo trabalho, destruíram a contratação colectiva e tornaram mais fáceis e mais baratos os despedimentos.

"À desvalorização do trabalho pelas alterações laborais de PSD e CDS, que continuam em grande medida em vigor, a esquerda deve opor uma política de valorização dos salários e combate à precariedade", defendem os bloquistas.

No final da última Mesa Nacional do BE, em 26 de Novembro, Catarina Martins anunciou o voto favorável na votação final global do Orçamento do Estado para 2018, esperando então que o PS não desiludisse o país com um recuo nas "rendas excessivas" da energia, mudança de sentido de voto que acabou por acontecer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela