Secções
Entrar

Mau tempo: IPMA prevê que situação comece agora a melhorar

Lusa 28 de janeiro de 2026 às 08:26

Tempestade já está a chegar a Espanha.

Os efeitos da depressão Kristin ainda se fazem sentir nos distritos de Castelo Branco e Guarda, mas a situação tem tendência a melhorar dado que a tempestade já está a chegar a Espanha, disse fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depressão Kristin trouxe chuva e ventos fortes Carlos Barroso
"[A depressão] já está em Espanha praticamente, apesar de ainda se fazer sentir algum vento principalmente na região Sul e nos distritos mais do interior, como Castelo Branco e Guarda. No resto do território parece que o pior já passou e a situação tem tendência a ir melhorando ao longo da manhã", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Patrícia Marques. Em declarações à agência Lusa, cerca das 07:30, a meteorologista avançou que a zona centro foi a mais afetada pelos efeitos de uma depressão que entrou no continente na zona de Leiria e daí progrediu para o interior. "Está praticamente fora de Portugal continental. Ainda temos uma corrente do oeste muito forte a passar na região sul que ainda está a provocar vento muito forte", disse Patrícia Marques, estimando que a situação se estabilize "na próxima hora". Durante a noite, o IPMA registou rajadas de vento de 150 quilómetros por hora (km/h) no Cabo Carvoeiro. No aeródromo de Leiria foram registadas rajadas de 142 km/h e em Ancião 146 km/h.
No Algarve, às 07:30, continuavam a registar-se rajadas "muito intensas", com Faro a registar 100 km/h e as serras algarvias valores que podem chegar aos 130 quilómetros por hora. A depressão Kristin fez-se sentir sobretudo entre as 03:30 e as 06:00 no centro e, a partir das 07:00, mais no interior, indicou a mesma fonte. Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias -- Ingrid e Joseph --, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA. A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal. Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia. O IPMA qualificou a Kristin como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima