Secções
Entrar

Marcelo "sofreu muito" mas acredita que a selecção de Portugal vai ser melhor

20 de junho de 2018 às 16:47

O Presidente da República afirmou no fim do Portugal-Marrocos que a equipa portuguesa "tem de se convencer de que é campeã da Europa".

O Presidente da República declarou esta quarta-feira ter sofrido muito em Moscovo ao assistir ao Portugal-Marrocos, que a selecção portuguesa venceu por 1-0, e considerou que o próximo jogo tem de ser e vai ser melhor.

1 de 3
Foto: EPA
Foto: Reuters

"Sofri muito. Eu acabei de dizer aos jogadores uma coisa tão simples como isto: Marrocos é uma boa equipa, perdeu com o Irão por azar, hoje não tinha nada a perder e, portanto, jogou tudo. Tinha aqui mais de 20 e tal mil pessoas, portanto, o estádio estava mais para o lado de Marrocos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações à SIC, no final do jogo, em Moscovo, o chefe de Estado acrescentou: "Portugal tem de se convencer de que é campeão da Europa. A bola não queima. Demos um passo importante e agora no próximo jogo temos de entrar em campo para ganhar, mesmo que o empate chegue, para ganhar".

"Foi isso que eu disse. E depois, claro, felicitei o Rui Patrício por aquela defesa do outro mundo e o Cristiano Ronaldo pelo golo no momento adequado. É bom que marquemos nos primeiros cinco minutos, dá outra segurança", completou.

Segundo o Presidente da República, apesar do sofrimento partilhado por milhões de portugueses - "eu sofri que me fartei, sofremos todos" -- o importante é que "este passo está dado" e os jogadores "estão muito motivados".

"Realmente, há dias em que corre muito bem e há dias em que corre menos bem. Mas, no fim senti, pela forma como aderiam às minhas palavras, que eles próprios são os primeiros a perceber que o próximo jogo tem de ser melhor do que este", relatou.

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se confiante na melhoria da prestação da selecção portuguesa no terceiro e último jogo da fase de grupos, contra o Irão treinado pelo português Carlos Queiroz, na segunda-feira: "Não basta ganhar, tem de ser melhor do que este -- e vai ser melhor do que este".

Questionado sobre quando voltará à Rússia para ver ao vivo a selecção portuguesa, o chefe de Estado referiu que no próximo jogo estará o primeiro-ministro, António Costa.

"Eu volto, em princípio, nos oitavos de final", adiantou.

A equipa portuguesa, campeã europeia em título, integra o Grupo B da fase final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018, disputado na Rússia, e no primeiro jogo, no dia 15, empatou com Espanha 3-3.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela