Secções
Entrar

Marcelo promulga diploma da descentralização nas áreas portuárias

21 de maio de 2019 às 19:27

O decreto-lei transfere para os municípios competências no funcionamento regular das infraestruturas portuárias de apoio às atividades de pesca e de náutica de recreio.

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma setorial da descentralização para os órgãos municipais no domínio das áreas portuárias, que incluem áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade dos portos.

Uma nota da Presidência informou queMarcelo Rebelo de Sousapromulgou o "diploma que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio das áreas portuário-marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária".

O decreto-lei, aprovado no Conselho de Ministros em 14 de março, no âmbito da descentralização, transfere para os municípios competências no funcionamento regular das infraestruturas portuárias de apoio às atividades de pesca e de náutica de recreio.

Com base em informação governamental antes divulgada, a gestão municipal nomeadamente de marinas, ou de portos de pesca secundários, visam a exploração económica, conservação e desenvolvimento, gestão de efetivos e administração do património do Estado que lhes está afeto e a exploração portuária.

A transferência de competências vem alargar a outras zonas do país experiências já desenvolvidas com as autarquias de Lisboa, Porto, Vila Nova Gaia ou Portimão, explicou, na altura, o Governo.

O Governo aprovou 22 diplomas setoriais da descentralização -- num processo gradual entre 2019 e 2021, ano em que as competências se consideram transferidas --, encontrando-se 17 publicados em Diário da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela