Secções
Entrar

Marcelo pede consenso sobre eutanásia e não fala sobre referendo

05 de dezembro de 2017 às 13:13

Presidente da República diz que deixará tomada de posição para a altura em que tiver que se pronunciar, se for caso disso.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evitou, mais uma vez, pronunciar-se quanto a um referendo sobre a eutanásia, defendendo a necessidade de um debate alargado.

1 de 2

"A Constituição confere a todos os cidadãos o direito à participação. Já o disse e repito: Entendo que o Presidente da República não pode nem deve condicionar a discussão, antes apelando à mais ampla mobilização e participação dos cidadãos em geral", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura do seminário de encerramento do ciclo de debates Decidir sobre o final da vida.

O Presidente disse que "deve reservar a sua intervenção para o momento em que, se e quando a questão lhe for suscitada, tiver de se pronunciar sobre o processo de decisão ou sobre a substância da decisão, de uma perspectiva jurídica ou de uma perspectiva ética e comunitária".

Já o presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Jorge Soares, considerou que se morre mal em Portugal, muitas vezes em solidão e sem compaixão ou afecto.

Para Jorge Soares, "é tempo de promover uma reflexão sobre a compaixão", entendendo que em Portugal, como em muitos países desenvolvidos, se morre "mal, sem afecto e compaixão". O responsável referiu também a importância dos cuidados paliativos, frisando que em Portugal chegam a "uma fracção pequena de pessoas".

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida encerra esta segunda-feira um ciclo de debates que ao longo de oito meses promoveu 11 sessões por vários pontos do país sobre questões como a eutanásia, a morte assistida ou a decisão sobre o final da vida. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela