Secções
Entrar

Marcelo elogia missão da Força Aérea na Frontex

18 de setembro de 2017 às 20:47

O Presidente da República elogiou hoje "a excelência" dos militares da Força Aérea Portuguesa que estão ao serviço da Frontex

O Presidente da República elogiou hoje "a excelência" dos militares da Força Aérea Portuguesa que estão ao serviço da Frontex e apontou esta agência de controlo de fronteiras como "um dos grandes sucessos europeus".

1 de 5
Foto: José Sena Goulão/LUSA
Foto: José Sena Goulão/LUSA
Foto: José Sena Goulão/LUSA
Foto: José Sena Goulão/LUSA
Foto: José Sena Goulão/LUSA

Acompanhado pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Rolo, Marcelo Rebelo de Sousa foi conhecer no terreno as operações da Frontex ao largo de Málaga, Espanha, onde embarcou numa aeronave C-295, configurada para missões de vigilância, reconhecimento e busca e salvamento marítimos.

Em declarações aos jornalistas, na Base Aérea de Málaga, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas considerou que a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex) "é um dos grandes sucessos europeus", que conta com o empenhamento de Portugal.

"A Europa tem alguns sucessos, tem alguns insucessos. Este é um grande sucesso, na área do flanco sul da Europa, que durante muito tempo foi uma área um bocadinho esquecida por alguns dos nossos parceiros europeus", afirmou.

Sobre o voo que fez no C-295, de cerca de uma hora, Marcelo Rebelo de Sousa relatou ter visto os militares portugueses "fixar alvos", verificando "se não haveria tráfico de drogas ou imigrantes ilegais" em embarcações, e também "averiguando se existia ou não poluição marítima".

"E tudo isso foi acompanhado a uma distância enorme, não é possível para os próprios terem a noção de que estão a ser acompanhados, e com um rigor preciso", elogiou, acrescentando que "é impressionante a sofisticação do controlo e a qualidade dos homens que fazem este controlo".

O Presidente da República disse ter comprovado "a qualidade, a excelência dos portugueses" ao serviço da Frontex, e agradeceu o contributo dos que estão a terminar agora a sua missão.

"Segue-se outra missão, que pode ir até ao final de Janeiro", referiu.

No final da visita, dirigindo-se aos militares portugueses, o chefe de Estado declarou que a sua visita não era "fruto do acaso", mas sim "muito intencional" e traduzia "o reconhecimento do papel fundamental da Frontex".

"É dos sucessos da União Europeia", reiterou.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a elogiar "a excelência" da Força Aérea Portuguesa e, em nome de Portugal, agradeceu a cada um dos presentes a sua formação e preparação, as suas qualidades e o trabalho que fazem, salientando o reconhecimento que têm por parte da Frontex.

"Faz-me partir de coração cheio. Vim com grande expectativa, vou feliz", declarou.

A Força Nacional Destacada em Málaga é constituída por 14 militares da Esquadra 502 - "Elefantes" - (mais um oficial de ligação em Madrid), com uma aeronave C295, operando a partir daquela base militar em missões de monitorização do narcotráfico, imigração ilegal, detecção de poluição marítima e pesca ilegal no mediterrâneo.

Entre as várias missões realizadas, destaca-se uma operação no passado dia 28 de maio, em que pela primeira vez na história da Esquadra 502, com a aeronave C295, foi accionado o equipamento das balsas de salvamento (KIT-MA1), que permitiu o resgate bem-sucedido, sem vítimas, de 34 migrantes a bordo de uma embarcação que sofreu uma explosão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela