Secções
Entrar

Marcelo diz que Tolentino terá futuro significativo no Vaticano

28 de julho de 2018 às 22:05

"O papa Francisco quis ter esta personalidade junto dele. Não é difícil augurar-lhe um futuro muito significativo na própria Cúria Romana", disse o Presidente.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que José Tolentino de Mendonça, ordenado arcebispo, em Lisboa, é "um português excepcional" que terá "um futuro muito significativo" na Cúria Romana.

1 de 3
Foto: LUSA
Foto: LUSA / MÁRIO CRUZ
Foto: LUSA

José Tolentino de Mendonça, escolhido pelo papa para ser arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, foi hoje ordenado arcebispo, numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca, Manuel Clemente, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

"Foi uma celebração muito especial, por várias razões. Como disse o novo bispo, é muito muito importante nas relações entre Portugal e a Santa Sé", afirmou o chefe de Estado, no final da cerimónia, aos jornalistas, evocando palavras do novo bispo, que recordara a "relação multissecular e de amizade" entre Lisboa e o Vaticano.

Esta ordenação significa a "presença, junto do papa, mas mesmo junto do papa, numa responsabilidade fundamental, numa categoria de bispos em que é muito raro haver portugueses, de uma personalidade que é excepcional, não é só um português, mas é um português excepcional", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.

"O papa Francisco quis ter esta personalidade junto dele. Não é difícil augurar-lhe um futuro muito significativo na própria Cúria Romana", sublinhou.

Além disso, apontou o chefe de Estado, Tolentino de Mendonça, também escritor e poeta, "é uma das grandes figuras da cultura portuguesa, e todos admitem isso, católicos, não católicos".

"É daquelas realidades admiradas por todos, como poeta, como escritor, como figura que permanentemente exerceu a sua missão na educação, na universidade e fora dela", referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou ainda que o bispo ordenado é "um grande amigo de há muitas décadas".

Questionado se se perderá um pensador, o Presidente da República recusou essa ideia.

"Não. Continua a ser um grande pensador, um grande intelectual e um homem junto das pessoas", afirmou.

O arcebispo assumirá as novas funções no Vaticano em 1 de Setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela