Secções
Entrar

Marcelo destaca importância da verdade na política ao evocar cheias de 1967

25 de novembro de 2017 às 14:03

Para Marcelo, "honrar a memória dos mortos de 1967 é saudar" o Portugal de hoje, "mais próspero e desenvolvido, mais justo e mais solidário".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, frisou a importância, perante catástrofes naturais, de a verdade ser um "imperativo da acção política" e de "honrar os mortos", numa nota evocativa das cheias de 1967.

"Perante as tragédias que se abateram em Portugal neste ano de 2017, temos também um imperativo de verdade e um dever cívico de memória", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, enviando "uma mensagem de solidariedade e respeito profundo" aos familiares das vítimas dos incêndios deste ano, que provocaram pelo menos 109 mortos.

A nota, divulgada na página oficial da Presidência da República, evoca o "acontecimento de proporções dramáticas" que ocorreu há 50 anos, quando a "região de Lisboa sofreu a maior catástrofe natural de que há memória desde o grande terramoto de 1755".

O texto prossegue referindo como, "à época, a censura e a ditadura impediram os portugueses de conhecer a verdade", para frisar como, na "democracia, a verdade é um imperativo da acção política".

Marcelo Rebelo de Sousa destaca igualmente que "a memória é um dever de cidadania" e que "honrar a memória dos mortos de 1967 é saudar" o Portugal de hoje, "mais próspero e desenvolvido, mais justo e mais solidário".

"Porque a memória não se apaga e a verdade não prescreve", conclui.

A 25 de Novembro de 1967, uma precipitação anormal abateu-se sobre a região de Lisboa, destruindo habitações e fazendo um número estimado de 700 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela