Secções
Entrar

Mais de 14 mil alunos de Lisboa vão viajar nos transportes públicos

04 de setembro de 2018 às 18:03

O cartão Navegante Escola permitirá a alunos de escolas públicas do primeiro ciclo da capital viajar gratuitamente na Carris e no Metro.

Cerca de 14.200 alunos das escolas públicas do primeiro ciclo de Lisboa vão receber o cartão Navegante Escola no início deste ano lectivo, que lhes permitirá usar o cartão escolar para viajar gratuitamente na Carris e no Metro.

1 de 3
Foto: Vítor Mota
Foto: Bruno Simões/Cofina Media
Foto: Pedro Catarino

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa avançou esta terça-feira que "este novo cartão estará também disponível para estudantes das escolas privadas do concelho que decidam aderir ao programa".

O novo cartão irá ser atribuído gratuitamente "através das escolas, devendo os encarregados de educação preencher o impresso de autorização de partilha de dados".

A autarquia explica ainda que o Navegante Escola funciona da mesma forma que os restantes cartões Lisboa Viva, acrescentando que a "medida deverá ser estendida no próximo ano às escolas do 2.º e 3.º ciclo, permitindo a viagem gratuita até aos 12 anos e a conciliação do cartão escolar com o título de transporte a todos os outros".

A novidade já tinha sido anunciada em Janeiro por Ricardo Robles, vereador da Educação e dos Direitos Sociais (BE) na Câmara de Lisboa na altura.

"Em Setembro de 2018 queremos implementá-los em todos os alunos do primeiro ciclo e em Setembro de 2019 queremos alargar depois aos ciclos seguintes", referiu Ricardo Robles, em declarações àLusa.

Com esta medida, explicou o então vereador, "deixam de ser os pais a ter de pedir" o passe para as crianças, pelo que os mais novos, "desde que estejam na escola, passam a ter o cartão" para os transportes públicos automaticamente.

"Esta é uma ideia que parece muito simples, e é simples, mas que cria um instrumento importante para as escolas", uma vez que quando existem actividades fora da escola é necessário que os alunos se façam acompanhar de títulos de viagem já carregados ou dos seus passes, referiu.

Esta medida insere-se também numa política de tentar atenuar o impacto dos movimentos pendulares para as escolas, que têm um "grande pico ao início da manhã e ao final da tarde em zonas muito específicas da cidade, e que criam uma pressão muito grande".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela