Secções
Entrar

Localizado o barco dado como desaparecido ao largo de Peniche

18 de abril de 2019 às 19:25

A tripulação encontra-se bem. Embarcação encontrava-se desaparecida desde as 23h50 de quarta-feira, dia 17.

Foi encontrado o barco de pesca que se encontrava desaparecido desde a noite de quarta-feira, dia 17. A tripulação encontra-se bem.

Segundo o porta voz da Marinha, comandante Fernando Fonseca, a embarcação, que lançou um alerta na noite de quarta-feira e que estava a ser procurada, está a navegar sem problemas e a caminho de Peniche, distrito de Leiria, apresentando apenas danos no mastro de comunicações.

A bordo da embarcação, que foi detetada pela Força Aérea, estão 10 pessoas, nove tripulantes e um biólogo.

"O navio de pesca foi avistado, cerca das 19:00, pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa que contactou, através de rádio portátil de curto alcance, a tripulação, tendo esta informado estar bem e que o navio se encontra incontactável por ter o mastro de comunicações partido", refere a Marinha em comunicado.

Nas buscas para encontrar a embarcação que lançou o alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), quando navegava a cerca de 570 quilómetros de Peniche, estavam envolvidos dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O porta-voz daMarinhaexplicou, anteriormente, que a autoridade marítima recebeu um alerta e que as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação em causa ocorreram "sem sucesso".

Num comunicado, a Marinha referiu que "está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50" de quarta-feira, acrescentando que "se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes".

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que "indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche".

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada "tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento", não tendo sido localizados "quaisquer objetos pertencentes à mesma".

A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios "Viana do Castelo" e "António Enes", e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela