Localizado o barco dado como desaparecido ao largo de Peniche
A tripulação encontra-se bem. Embarcação encontrava-se desaparecida desde as 23h50 de quarta-feira, dia 17.
Foi encontrado o barco de pesca que se encontrava desaparecido desde a noite de quarta-feira, dia 17. A tripulação encontra-se bem.
Segundo o porta voz da Marinha, comandante Fernando Fonseca, a embarcação, que lançou um alerta na noite de quarta-feira e que estava a ser procurada, está a navegar sem problemas e a caminho de Peniche, distrito de Leiria, apresentando apenas danos no mastro de comunicações.
A bordo da embarcação, que foi detetada pela Força Aérea, estão 10 pessoas, nove tripulantes e um biólogo.
"O navio de pesca foi avistado, cerca das 19:00, pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa que contactou, através de rádio portátil de curto alcance, a tripulação, tendo esta informado estar bem e que o navio se encontra incontactável por ter o mastro de comunicações partido", refere a Marinha em comunicado.
Nas buscas para encontrar a embarcação que lançou o alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), quando navegava a cerca de 570 quilómetros de Peniche, estavam envolvidos dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
O porta-voz daMarinhaexplicou, anteriormente, que a autoridade marítima recebeu um alerta e que as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação em causa ocorreram "sem sucesso".
Num comunicado, a Marinha referiu que "está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50" de quarta-feira, acrescentando que "se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes".
O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que "indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche".
Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada "tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento", não tendo sido localizados "quaisquer objetos pertencentes à mesma".
A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios "Viana do Castelo" e "António Enes", e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.
Edições do Dia
Boas leituras!