Secções
Entrar

Legislativas: Ventura não esclarece posição face a cenários de governabilidade e diz que Chega vai ganhar

Lusa 12 de maio de 2025 às 13:28

Questionado sobre o que fará num cenário em que o PS seja o partido mais votado, mas a direita tenha maioria, o líder do Chega considerou que "o e esclarecimento é evidente".

O presidente do Chega, André Ventura, recusou esta segunda-feira, 12, esclarecer como posiciona o partido face a diferentes resultados eleitorais, não querendo colocar outro cenário que não o de uma vitória do seu partido.

António Carrapato/ LUSA

Questionado sobre o que fará num cenário em que o PS seja o partido mais votado, mas a direita tenha maioria, o líder do Chega considerou que "o e esclarecimento é evidente".

"É o Chegue a vencer, a liderança do PSD vai mudar e nós vamos dar uma maioria à direita", afirmou, recusando responder a mais perguntas.

Mais à frente na arruada, os jornalistas insistiram na questão do que fará caso esse cenário de vitória não se concretize e o Chega fique atrás do PSD, mas André Ventura insistiu, apesar de nenhuma sondagem apontar para uma possível vitória do Chega nas legislativas.

"O Chega não vai ficar atrás, o Chega vai vencer as eleições. Ouçam, o Chega vai vencer as eleições deste ano", voltou a defender.

O presidente do Chega considerou que "os eleitores têm de escolher se querem o mesmo cenário que houve até agora, com o PSD em governo minoritário, com instabilidade, com falta de transparência, com a queda do governo ao fim de um tempo, como aconteceu, ou se querem um governo estável".

"Por isso é que eu insisto que o governo estável só pode acontecer com uma vitória do Chega à direita", defendeu, assinalando que o partido poderá ser o partido mais votado em "vários distritos".

Depois de na última campanha para as legislativas, ter dito que "forças vivas" do PSD que lhe deram a garantia de que haveria um acordo de Governo, com ou sem Luís Montenegro, o que não se concretizou, hoje Ventura considerou também que, "infelizmente agora o PSD não tem muitas forças vivas, só tem forças mortas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela