Secções
Entrar

Lacerda Sales garante planeamento e respostas no tempo certo

Ana Bela Ferreira 27 de janeiro de 2021 às 10:57

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde esteve em Coimbra no hospital militar. Garantiu que o "Governo tudo fará para evitar" situações como a do Amadora-Sintra e sublinhou que o "sistema funcionou". "As nossas respostas têm sido adequadas e proporcionais em relação aquilo que são as necessidades", assegurou.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esteve esta quarta-feira de manhã no hospital militar em Coimbra, que vai passar a ser usado como retaguarda, tenho já recebido oito doentes, indicou o governante. "Temos sempre capacidade de nos irmos reinventado dentro da rede no sentido de expandir, como é possível ver", apontou, em declarações aos jornalistas.

Lusa

Questionado sobre os alertas e pedidos dos hospitais - como o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - de reforço de camas e enfermarias, Lacerda Sales assegurou que "tudo aquilo que for necessário do apoio do Ministério da Saúde não faltará nada", no entanto, sublinhou que "para se aumentar a capacidade é preciso uma decisão administrativa". Decisão essa, que, referiu parte "da Administração Regional de Saúde em contacto com a administração do hospital".

Ainda no rescaldo de um problema no sistema de oxigénio do hospital Amadora-Sintra, o secretário de Estado disse que "o Governo está em condições de garantir que todos os esforços serão feitos para evitar que aconteça o que aconteceu ontem". Porém, sublinhou que o que aconteceu não foi uma rutura: "Foi evitar uma sobrecarga do sistema de oxigénio, e a transferência de doentes provou que todo o sistema, a rede pública e privada. Mas, não houve rutura de coisa nenhuma, foi uma atitude preventiva para não haver rutura."

Lacerda Sales frisou também: "O Governo assegura que fará sempre todos os esforços para que nenhum português fique sem cuidados." "Temos sempre humildade de reconhecer as dificuldades, nunca escondemos que elas existem. Mas, também estamos a garantir que faremos todos os esforços para garantir que nada falhe", apontou.

Com todos estes casos, mais os alertas de vários responsáveis para o limite de capacidade de muitos hospitais e serviços e algumas críticas à falta de planeamento, Lacerda Sales não deixou de assegurar que "as nossas respostas têm sido adequadas e proporcionais em relação aquilo que são as necessidades".

"Nós planeámos com o devido tempo, obviamente que executamos no tempo que nos parece mais adequado. Há cenários que estão equacionados e temos respostas para esses cenários, que têm de ser postas em prática no devido tempo."

Sobre as notícias de que Portugal terá pedido ajuda a dois países europeus, o secretário de Estado adiantou que "esse mecanismos são ativados quando é necessário, se viermos a necessitar, nomeadamente em material e recursos humanos. É natural termos pedido ajuda, essa cooperação europeia é natural e já aconteceu com a Itália e a França que receberam apoio na primeira vaga".

Sobre a mortalidade e os 400 doentes com covid-19 que morreram em casa, o governante preferiu fazer uma análise mais tarde. "Penso que não é de bom senso fazermos juízos em cima da situação, há muitos fatores que influenciam a mortalidade: covid, frio, comorbilidades. E neste caso é melhor fazer uma análise à distância, quando se perceberem esses fatores."

Sem conferências de imprensa da Direção Geral da Saúde (DGS) há três semanas, Lacerda Sales garantiu que o Governo tem feito esse esforço de comunicar. "Temos tentado comunicar todos os dias, a senhora ministra todos os dias e eu a ajudar, temos também vários epidemiologistas que falam. A questão da comunicação é muito difícil, se falamos todos os dias é comunicação a mais, se não falamos é comunicação a menos. O que posso garantir é que estamos sempre a tentar transmitir a verdade e com transparencia."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela